quinta-feira, 28 de abril de 2016

Você pode sim manter seus cabelos limpos diminuindo o uso deste produto tradicional de limpeza. Confira algumas dicas.

Um dos métodos mais tradicionais de limpeza dos cabelos tem sido posto à prova frente a diversos movimentos que pregam a sua extinção. Será o fim do shampoo?
O caso da britânica que há três anos não lava seus cabelos com shampoo e a onda do ‘no poo’ ou ‘low poo’ tem feito muita gente rever seus conceitos no que diz respeito aos hábitos diários de higiene das madeixas.
A crítica é voltada para os componentes que fazem parte da grande maioria dos shampoos comerciais. São eles os sulfatos, parabenos, tidos como tóxicos, e os detergentes, que retiram a oleosidade natural do couro cabeludo.
É comum ouvir especialistas recomendarem o uso alternado do shampoo, justamente para manter esta camada de gordura natural que protege a haste capilar por mais tempo, mantendo o aspecto saudável dos fios.
Por conta desta reviravolta no mercado de cosméticos, algumas pessoas tem se interessado em conhecer alternativas ao uso do shampoo ou até mesmo ao seu uso mais moderado. Ajudamos com algumas opções.
Condicionador de limpeza
Também conhecidos como creme de limpeza ou cleansing conditioner, eles são mais usados nos Estados Unidos e Europa. São geralmente produzidos a base de aloe vera e óleos essenciais sem a adição de detergentes e sulfatos.
Um dos mais conhecidos é o Purely Perfect, criado por Michael Gordon, fundador da famosa marca nova iorquina de produtos de beleza Bumble and bumble.
Dry shampoo
Em formato de spray, ele retira o excesso de oleosidade do couro cabeludo sem necessidade de enxágue.
Muitas vezes usado para não passar feio em público em um daqueles dias corridos, em que a limpeza dos cabelos foi deixada de lado, ele é indicado para quem tem a raíz dos cabelos bem oleosa.
Shampoo infantil
Eles são menos agressivos e contém menor quantidade de substâncias químicas, incluindo os detergentes. Por este motivo, são usados em substituição ao shampoo tradicional ou intercalando o seu uso com ele.
Argila marroquina
O seu uso é tradicional no mundo árabe e, nos países ocidentais geralmente é comercializada junto a outros componentes químicos em diversos produtos de beleza. Na sua forma mais bruta, a argila conhecida como ghassoul pode ser encontrada em pó ou pedaços.
Diluída em água morna, a solução é usada nos cabelos como regulador da oleosidade dos fios, com ou sem o apoio de um shampoo.
Para evitar os shampoos, os especialistas indicam o uso de produtos com menor quantidade de corantes e fragrâncias e maior quantidade de ingredientes naturais, como óleos diversos.
Uma outra dica é diluir o shampoo antes de usar. Uma técnica antiga, que diminui a concentração do produto e é especialmente indicada para quem tem couro cabelo alérgico a algum ds componentes químicos do shampoo.
As adeptas do no poo costumam usar soluções de bicarbonato de sódio e vinagre de maçã em substituição ao shampoo e ao condicionador, respectivamente.
O uso, no entanto, é criticado por dermatologistas. Para alguns, ele altera o pH do couro cabeludo induzindo até à queda do cabelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário