sábado, 13 de fevereiro de 2016

Cabelos Alisados - Posso pintar ou fazer mechas?Então, hoje eu decidi fazer um post para o pessoal que alisa ou já alisou os cabelo e quer mudar a cor dos mesmos.

 Muita, mas muita gente acaba pintando de preto, pois a maioria dos cabeleireiros dizem que se mudar a cor dos cabelos para um tom mais claro ou fazer mechas, o cabelo vai quebrar. Então para meio que "obrigar a cliente a ficar com o cabelo sempre da mesma cor, passa logo preto, pois nenhuma tinta pega em cima de preto. Mais para a frente vou  falar sobre um produto que remove colorações mais escures indesejadas dos cabelos para poder mudar a tonalidade, aguardem e não destruam seus cabelos com a decapagem (descolorante)!  

   O fato é que, muitos cabeleireiros tem preguiça de explicar que cabelo alisado só pode ser pintado com água oxigenada de volumagem baixa, 10 ou 20vol, ou se a pessoa quiser escuro, melhor ainda, é só usar um bom tonalizante. Ou então eles morrem de medo de passar outra cor no cabelo alisado, e deixam preto básico mesmo.  

   Pode pintar até de louro, desde que seja um louro não tão clarinho, no máximo um Louro Médio (7.0) de boa marca profissional (Majirel, Color Perfect, Evolution, Matrix) para não ficar artificial e não arriscar pegar uma coloração muito forte, se não, não há cabelo que aguente! Colorações super claríssimas, só para cabelos virgens mesmo, fora isso, é mancha, quebra... não vale a pena correr esse risco para depois ter que escurecer para disfarçar as imperfeições por causa da quebra. 

   "E descolorante, pode?". Existem descolorante sem amônia no mercado, que são exatamente para quem tem alisamento nos cabelos, seja escova definitiva, alisamento com amônia,. guanidina ou hidróxido. Mas procurem uma boa marca (L'oreal, Alfaparf, Tec Italy e etc), e a água oxigenada estabilizada (sempre usem água oxigenada estabilizada) não pode passar de 20 volumes. Então ou você usa a oxigenada de 10vol. ou a de 20vol com o pó descolorante de boa marca profissional (BLONDOR NÃO), e mesmo assim vai correr o risco de ficarem mechas não tão claras (mel ou caramelo) e emborrachadas, ou pode até mesmo acontecer de quebrar os cabelos. Se usar tudo direitinho, com o tempo certo de pausa, e o trabalho for feito por uma pessoa boa de mão (que realmente saiba fazer mechas), vai dar tudo certo, só não posso garantir a cor das mechas, o tom palha é bem complicado nessas condições.

 Pessoalmente, não acho mechas em cabelos alisado bonitas, ficam bem estranhas, parece que onde tem as mechas o cabelo não tem a mesma textura de onde não tem mechas. Mas... tem quem goste! Respeito, e por isso tô aqui dando a dica de como fazer sem correr tantos riscos.   


   O certo é fazer um teste de mecha antes de realizar qualquer procedimento em um cabelo já cheio de química, ainda mais alisamento.
 


   Tem cabeleireiro que tenta fazer mechas com tinta, mas não funciona muito bem, até por que só abre o tom até onde o calor do couro cabeludo vai, aí só a raizinha que fica loura, o resto só dá uma leve desbotada. Resultado: Cabelos manchados. Nem tente essa de fazer mechas com tinta, pois vai precisar de água oxigenada de maior volumagem, vai danificar o cabelo e não vai dar o resultado esperado, só a raiz vai ficar clara.


  Você que alisou os cabelos com amônia, guanidina ou hidróxido, não tem que pintar os cabelos de preto, pode ousar desde que tenha juízo e condições de comprar bons produtos para o seu cabeleireiro de confiança aplicar para você, e não caia na lábia de fazer com o pó descolorante que o cabeleireiro tem no salão, pq muitas vezes eles enchem o pote de produto importado com um descolorante Yamá da vida de R$2,00 o kg. (Descolorante da Yamá é péssimo, ainda mais o sem amônia).

  
Vou dar alguns exemplos de descolorantes que recomendo para as pessoas de cabelos com alisamento usarem para fazer suas mechas sem medo, e nem venham reclamar que o produto é caro, porque o barato  que você acha na farmácia, vai acabar resultando em "bololô", e aí sim você vai ter que gastar dinheiro com o cabelo que ficou todo danificado. Sem contar que como são produtos profissionais, rendem bastantes retoques de mechas, só o Majiblond que não rende, e por ser pouca quantidade (talvez dê para somente 1 aplicação), é mais barato.


O Platinium sem amônia (L'oreal), é um excelente exemplo de descolorante bom para cabelos que necessitam de um produto mais suave. Ele é em pasta, e nele precisa ser misturada a água oxigenada (revelador) da mesma linha. Os descolorantes em pasta costumam proteger mais a estrutura dos fios.



O DecoArt da Tec Italy também é um descolorante em pasta, que por respeitar muito a integridade do fio, demora muito mais que outros descolorantes a fazer efeito, mas esse eu garanto que não quebra o cabelo. Depois dos 40min de pausa que a pessoa vai começar a ver que ele está fazendo efeito, e lá para 1hr e 20min o efeito já vai aparecer melhor. Dentro da caixinha vão 2 tubos, um é a pasta descolorante pura que é super forte, e o outro é o tubo com o protetor dos fios que deve ser misturado no tudo de descolorante puro e depois misturado com a água oxigenada da Tec Italy. 




O Majimeches (L'oreal) é mais famoso, mas ele é o que mais notei ressecamento, e ele é o descolorante sem amônia que menos abre tons. Vai um sachê de pó descolorante e um tubo de "creme protetor". Mistura-se os dois e adiciona a água oxigenada da L'oreal de 10 ou 20vol. (melhor usar a de 20vol, pois ele abre muito poucos tons). 

 Enfim... espero que tenham entendido e compreendido! Cuidem com muito carinho de seus cabelos, porque o barato pode saír caro, e a confiança que você tem no seu cabeleireiro, não deve ser a mesma que você tem nos produtos deles, fiquem sempre de pé atrás e elevem seus produtos, garanto que eu sempre indico o melhor para vocês não se darem mal!  



Nenhum comentário:

Postar um comentário