sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Mitos do Cabelo Natural,saiba como lidar.


“O cabelo natural é forte”.Isto é um mau entendido. Pode parecer forte ao olho e ao toque, ou mesmo parecer rijo e crespo, mas não é. O cabelo natural é na realidade muito frágil e tem que ser tratado com muito cuidado. Porque? Porque os cabelos ficam encaracolados e dobram-se tanto que cada curva do caracol é um ponto em que o cabelo pode partir-se. A parte mais fraca do cabelo é o fio em si, não a raiz. Muita gente acha que os cabelos naturais são cheios e fortes, mas na realidade são finos e partem-se muito facilmente.
2. “Eu não posso usar o cabelo natural porque não consigo pentea-lo”.
O cabelo naturalmente encaracolado não é suposto ser penteado como o cabelo desfrisado ou liso. O cabelo natural requer uma mentalidade de tratamento totalmente nova, não se pode tratar do cabelo natural da forma que se trata do cabelo desfrisado. Não devemos pentear o cabelo natural quando ele esta seco, somente quando ele esta molhado e com algum condicionador. Algumas pessoas lutam com os seus cabelos naturais em vez de simplesmente viver com as suas texturas naturais. Se nós devotarmos tempo em nutrir o nosso cabelo, ele florescera e crescera.
3. “Os produtos são feitos somente para cabelo de negros ou para cabelos de brancos”.
Vamos admitir e aceitar que as empresas querem lucrar. Todo o mundo sabe que as mulheres negras gastam muito mais dinheiro para tratar dos seus cabelos do que qualquer outro grupo demográfico, portanto no nosso caso e tudo uma questão de dinheiro! Os produtos podem ser direcionados as mulheres negras, com fotos de África ou de mulheres negras por toda a caixa, mas os donos destas empresas não discriminam, só querem o vosso dinheiro.
4. “O cabelo natural é sujo”.
Não e verdade! Aliás, quase todas as mulheres com cabelo natural encharcam de água ou lavam os seus cabelos varias vezes por semana, se não todos os dias. Se isso não é limpeza, então não sei o que é...
5. “O cabelo natural só é para “manas de consciência política”.
Este tipo de afirmação não e necessariamente verdade. Talvez nos anos 60 e 70, mas hoje em dia já não tanto. Muitas mulheres estão hoje simplesmente cansadas de conformarem-se com padrões errados de beleza, cansadas de rotinas, cansadas de fugir da chuva, umidade e parques aquáticos, cansadas cabelo estragados e enfraquecidos, ou cansadas de qualquer outra coisa. Existe informação sobre o tratamento do cabelo natural apropriado disponível que não existia quando éramos crianças, e ha muitas mais mulheres que fazem as suas próprias pesquisas sobre este assunto sem ter que depender das coisas que as suas ou seus estilistas aconselham.
6. “Petroleum e óleo mineral deve ser bom para o cabelo já que são contidos em todos os produtos para “cabelo negro”!”
Muitos produtos, para não dizer todos, promovidos para o tratamento de mulheres negras contem petroleum e óleo mineral, por duas razões: faz os nossos cabelos terem um brilho artificial, e porque são produtos baratos de se manufacturar e vender. O Petroleum e óleo mineral entopem os poros do seu coro cabeludo e cobrem os folículos dos cabelos, tornando o cabelo mais vulnerável aos estragos e quebras a longo prazo. Se você usa produtos caros e que um dos primeiros ingredientes da lista e petroleum ou óleo mineral, desculpa mas esta a gastar o seu dinheiro.
7. “O cabelo das mulheres negras não cresce”.
Como as pessoas não sabem tratar do cabelo negro, consequentemente ele sofre. Pense no tempo em que desfrisava o cabelo, quantas vezes teve que fazer um retoque... Todas as 6 a 8 semanas? Toda aquela raiz era novo cabelo que crescia dos vossos coros cabeludos. O objectivo deveria ser de manter essa nova raiz para o cabelo crescer. O mais encaracolado, mais o cabelo vai encolher e parecer que não está a crescer. O cabelo negro tende a ser muito frágil, principalmente por causa do nosso padrão de caracol (Referencia ao paragrafo 1).
O mais comprido o cabelo é, mais cuidados necessita. Portanto, passem óleo nas pontas, façam tratamentos de hidratação profunda, usem penteados de proteção, comam de forma saudável, bebam muita água e pratiquem desporto para permitir que o cabelo cresça e consigam mante-lo. O cabelo de negras cresce! Acredito que a razão principal pela qual as mulheres negras não vem o cabelo delas a crescer é porque nós estragamos o nosso cabelo até o ponto em que ele parte-se constantemente. Você precisa simplesmente de ser carinhosa com o seu cabelo e mante-lo limpo.
Também se usa excessivamente o secador, chapinhas, babyliss, tratamentos de cor químicos, o cabelo sofre, parte e adquire a aparência de não estar a crescer. O desfriso remove camadas de folículos, causando a perda de elasticidade natural, e os cabelos consequentemente partem-se quando se penteia. Por isso é que milhões de mulheres que desfrisam os seus cabelos reclamam sempre de quedas de cabelo, pontas bifurcadas e de secura.
8. “Usar o cabelo natural é difícil de gerir por ele não ser maleável”.
É verdade que pode ser difícil se não estão munidas de informação apropriada, mas também as mulheres negras devem ser capazes de definir por si próprias o que entendem por maleabilidade. É também verdade que demora desembaraçar e fazer os tratamentos, mas tratando devidamente do cabelo consegue-se ter uma cabeça cheia de cabelo saudável.
Só porque o cabelo natural não salta e não brilha como o cabelo liso não quer dizer que não seja atraente.
9. “O desfriso faz o cabelo crescer e torna-o maleável”.
Mais uma vez, tem de definir maleabilidade, mas o desfriso não tem nada a ver com o crescimento do cabelo. Pode parecer que esta a crescer já que o cabelo natural encolhe e o cabelo desfrisado fica liso, mas não existe diferença nenhuma no comprimento real do cabelo.
10. “Tem de aplicar muita pomada no cabelo e no coro cabeludo”.
Não é verdade! O coro cabeludo produz o seu próprio óleo naturalmente (sebum). Se achar que precisa mais óleo, tente usar óleos ligeiros como jojoba, amêndoa doce, óleo de coco ou azeite doce. Esses óleos são facilmente absorvidos pelo coro cabeludo e não deixam o cabelo oleoso. Tente evitar óleos grossos, e faca questão de por óleo suficiente nas pontas uma vez que a estrutura encaracolada do nosso cabelo dificulta os óleos naturais de chegarem até elas.
11. “Cortar as pontas faz o cabelo crescer”.
Mesmo se cortar as pontas melhora a saúde capilar em geral, livrando-o das pontas bifurcadas que tornam o cabelo fraco resultando em muita queda de cabelo, mas isso não tem nada a ver com o cabelo que cresce do coro cabeludo.
12. “Mulheres naturais que usam produtos como o gel e hidratantes não são realmente naturais porque esses não são produtos naturais”.
Falando em geral, quando se usa o adjectivo “natural” é uma forma de descrever o cabelo sem químicos. Usar produtos para pentear, lavar, hidratar o cabelo natural não faz com que esta pessoa seja menos natural.
13. “Não deve lavar muito o cabelo!”.
Cresci a ouvir que não se deve lavar muito o cabelo porque o nosso cabelo é muito frágil quando está molhado. Isso talvez seja verdade quando o cabelo é desfrisado, mas é muito bom lavar o cabelo natural. Alguns shampoos podem ser fortes demais para o cabelo natural, tente evitar shampoos que contêm Sodium Laurel Sulphate. Aliás, não é obrigatório usar shampoo, pode simplesmente enxugar com água, ou usar somente um condicionador.
14. “A água torna o cabelo seco!”.
A água e o melhor hidratante para o cabelo natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário