segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Nunca te questionaste porque é que o teu cabelo não passa dos ombros ou fica sempre tão curto?! Esse é um dos grandes problemas das mulheres africanas. Maior parte delas pensa que é impossível o cabelo africano crescer depois dos ombros... O que mais se ouve por aí é: "Porque é que te estás a esforçar com isso tudo?! O nosso tipo de cabelo não cresce! Não vale a pena!"... Uma grande mentira!



O nosso cabelo é igual a todos os outros, cresce em média 1,27 cm por mês.
O problema de quase todos os cabelos africanos, é que ele é demasiado frágil (embora não pareça) e facilmente se torna seco. Um cabelo seco, parte-se!
Por isso já sabes, o teu cabelo está sempre a crescer (até porque se não crescesse não precisavas de estar sempre a desfrisar a raiz do cabelo), mas devido à sua desidratação, parte-se e mantém-se sempre com o mesmo comprimento.

Moisturizing & Seal (Hidratar & Selar) o cabelo, regularmente, é a chave para a retenção de comprimento.

O que é Moisturize & Seal?

  • Moisturize (Hidratar):
          Para hidratares o cabelo vais precisar de um creme feito à base de água, ou seja, a água está no topo dos ingredientes.
Porquê à base de água?!
O cabelo precisa de água para manter a sua elasticidade ou capacidade de esticar. Portanto, cremes feitos à base de água, como ingrediente principal, são os melhores para obter um cabelo hidratado. 
Bons cremes não contêm ingredientes baratos como o Óleo Mineral (Mineral Oil/Paraffinum Liquidum) ou Vaselina (Petrolatum). Evita produtos que prometem hidratações profundas e contêm estes ingredientes.

Exemplos de cremes hidratantes feitos à base de água: 
- Wave Nouveau Finishing Lotion; 
- S-Curl "No Drip" Moisturizer; 
- Africa's Best Kids Organics Shea Butter Moisturizing Hair Lotion (o meu preferido);
- Elasta QP Olive Oil & Mango Butter Hair Moisturizer;
- Herbal Essences Pontas Sedosas Leave-In.
- etc...

  • Seal (Selar):
          O nosso cabelo já é hidratado por natureza, mas devido ao facto de ele ser bastante poroso, manter a hidratação é uma tarefa difícil.
As moléculas de água oferecidas pelos cremes hidratantes, facilmente passam para os fios de cabelo, mas também muito facilmente saem. Logo, a hidratação que se aplica precisa de ser mantida com a ajuda de alguma coisa... óleos.
Óleos naturais, como o óleo de Jojoba, Azeite, óleo de Cenoura e óleo de Coco parecem resultar bastante bem.
Uma leve camada de óleo após aplicares o creme hidratante, vai ajudar a selar a hidratação que está dentro dos fios de cabelo. Os óleos são feitos de grandes moléculas. Estas moléculas são demasiado grandes para serem absorvidas pelos fios de cabelo. O óleo aplicado no cabelo e couro cabeludo irá revesti-los e prender a hidratação que está lá dentro. A chave é usar os óleos para "bloquear a hidratação".
Se usares óleo sem teres usado um creme hidratante primeiro, fica-se com uma sensação de cabelo seco.

Mais exemplos de óleos:
- Óleo de Semente de Uva 
- Óleo de Rícino 
- Óleo de Amêndoa Doce
- Óleo de Cártamo (Safflower Oil)
- Óleo de Girassol
- etc...

Como Hidratar & Selar:

Deves hidratar e selar sempre que o teu cabelo precisar. Há pessoas que hidratam e selam uma vez por dia, outras de 2 em 2 dias, outras 2 vezes por semana... Tudo depende do tipo de cabelo que tenhas, se é mais seco ou não.

Para hidratares e selares precisas de dividir o cabelo em secções. Normalmente eu divido em 4 secções.
Depois aplicas um pouco de creme hidratante em cada secção. E por fim, aplicas o óleo para selar.

Aconselho-te a não usares grandes quantidades de produtos, senão o cabelo vai parecer muito pesado e oleoso. Mas não te preocupes se enquanto estiveres a aplicar os produtos, mesmo que sejam em poucas quantidades, o teu cabelo pareça oleoso, porque passadas umas horas ele irá absorver a hidratação e já não irá parecer tão oleoso.

Um comentário:

  1. Amei...suas dicas para hidratação, pois tenho cabelo afro!..obrigado.

    ResponderExcluir