quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Saber como lavar os cabelos corretamente é importante para deixar os fios de cabelo mais fortes, bonitos e saudáveis. Veja o passo a passo para lavar os cabelos corretamente .


Shampoo
O shampoo deve ser usado apenas na raiz do cabelo. O uso nas pontas pode ressecar pois abre as cutículas, deixando-as maleáveis. O ideal é seguir a técnica No/Low poo, ou se não quiser, evitar ao máximo o uso de shampoo e diluir um pouquinho em água (nunca dilua diretamente no vidro pois pode estragar) outra dica alternativa é usar apenas um shampoo antí resíduos a cada 15 dias para lavagem mais profunda dos fios.
Não esfregar o fio de cabelo, apenas massagear suavemente, deslizando os dedos;
Usar apenas as pontas dos dedos
Máscara de hidratação
Usar após o shampoo, a máscara do dia do seu cronograma capilar, lembrando de remover totalmente dos cabelos e evitar a raiz. Lembre-se que quantidade não é qualidade, use apenas o necessário e não passe do tempo recomendado. Podem ser usadas receitas caseiras também. Quem segue a tecnica low poo deve tomar cuidado com silicones e petrolatos na fórmula.
Condicionador
É usado no fim para fechar as cutículas após a máscara de hidratação que penetra sobre elas. Deve ter um efeito mais hidratante e deve ser aplicado apenas nas pontas.
Tirar a umidade dos cabelos com a toalha antes de passar o condicionador, deixando que a toalha absorva a água para haver mais absorção do condicionador. De seguida, aplicar o condicionador para proteger os fios de cabelo, mas nunca aplicar na raiz;

Como escolher o melhor shampoo e condicionador

A escolha do shampoo e condicionador também são importantes na lavagem do cabelo. Na escolha do shampoo é preciso ter em conta 4 aspetos:
  1. pH: o shampoo deve ter um pH de 4,5 a 5,5, pois os fios de cabelo possuem teor alcalino, por isso o shampoo ácido irá neutralizar o cabelo;
  2. Aroma: o shampoo deve ser não perfumado, pois um shampoo com aroma forte contém álcool que resseca o cabelo;
  3. Cor: o shampoo transparente é melhor do que o translúcido ou leitoso, porque o transparente retira todas as impurezas, enquanto que o leitoso só trata os fios de cabelo;
  4. Textura: o shampoo deve ser pouco espesso, pois shampoo muito espesso possui sal que deixa o cabelo desidratado e seco.
Na escolha do condicionador, este deve ter pH entre 3,5 e 4 e rico em proteína e queratina para hidratar os cabelos. Essa informação está geralmente no rótulo dos produtos.
Perguntas frequentes:
Pode lavar os cabelos todos os dias?
Lavar com shampoo não, mas podemos molhar os cachos todos os dias para revitalizar e ter um bom day after. O cabelo deve ser lavado em dias alternados, para se preservar a gordura natural que protege os fios de cabelo, exceto para quem faz exercícios físicos diariamente, transpira muito ou suja facilmente o cabelo, que devem lavar o cabelo diariamente.
Ou também é possível fazer uma lavagem a seco, a água não faz mal ao cabelo como muitos dizem, o que resseca é o uso exagerado de produtos.
Existe alguma temperatura ideal para lavar o cabelo?
O cabelo cacheado ama a água fria e o melhor é que ela não resseca, então evite lavá-lo em água quente pois ela agride seu cabelo e pode gerar frizz. Mas caso não consiga lavar em água fria, pode lavar em água morna.
Pode pentear o cabelo no banho?
Pode e deve, pentear no banho ajuda a desembaraçar mais facilmente o cabelo e evita a quebra. O ideal é pentear antes de remover a máscara ou depois do condicionador. Para pentear no banho o ideal é usar um pente anti-frizz, de preferência com dentes largos e feito de madeira. Mas lembre-se de secá-lo depois!
Secar o cabelo com a toalha, fazendo-a absorver a água, evitando esfregá-la, para não abrir novamente as cutículas do cabelo e danificá-las.
Por hoje foi isso meninas, espero que este post tenha ajudado a esclarecer a dúvida de vocês quanto a lavagem, espero que sigam as dicas e se tiverem alguma dúvida é só deixar um comentário, beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário