quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Não tem mágica. Para ter a cabeleira longa e perfeita das modelos e celebridades que enfeitam as campanhas publicitárias de produtos para cabelos você precisa basicamente de duas coisas: ter cabelos compridos, claro, e de um bocado de dedicação.

Os cabelos longos exigem muito mais cuidados do que os curtos. Só para você ter uma ideia, quando os fios chegam à altura dos ombros isso significa que eles moram na sua cabeça já há três anos! Agora, imagine a quantos shampoos, praias, piscinas, sol, vento e chapinhas eles já sobreviveram…
De fato, quanto mais comprido o fio, mais desgastes ele sofreu e, portanto, maiores as chance de estar ressecado, sem vida e arrepiado. E isso vale para você, para mim e para todas aquelas celebridades que nós admiramos.
Qual é o segredo então? Manter certos cuidados e evitar algumas práticas que contribuem para danificar a fibra capilar.
FAÇA
• Escove os cabelos antes de lavar

Escolha uma escova de cerdas naturais ou um pente de dentes grossos e penteie ou escove seus cabelos antes de lavá-los, sempre começando das pontas e subindo até a raiz. Isso evita que eles embaracem e fiquem cheios de nós na hora de ensaboar.
• Pense em hidratação
Não basta usar xampu. Condicionador toda vez que lavar e um creme de tratamento uma vez por semana garantem a boa nutrição dos fios. Além disso, principalmente quem tem mechas claras, deve preferir os xampus reconstrutores, que são menos adstringentes (ou seja, agridem menos a fibra capilar) e, por isso, preparam os fios para o condicionador ou creme nutritivo que virão em seguida.
• Potencialize a ação do condicionador

“Lave o cabelo assim que entrar embaixo do chuveiro, deixando que o condicionador aja enquanto você se ensaboa, assim, ele vai penetrar melhor nos fios. Depois, enxague com água abundante para retirá-lo por completo”.
• Abuse do sérum e do spray
Esses finalizadores são fluidos e conseguem penetrar nas cutículas dos fios, alinhando-as e, consequentemente, eliminando as pontas duplas e o frizz. Sobretudo quem alisa ou tinge o cabelo frequentemente deve fazer desses itens seus melhores amigos. Mas atenção: para o cabelo não ficar com aparência de pesado, passe sérum apenas no comprimento, nunca próximo à raiz, onde os fios costumam ser mais oleosos.
• Invista em um leave-in com FPS
Os raios solares interferem na tonalidade do cabelo, prejudicam a retenção de água e enfraquecem a fibra capilar. Quer mais razões para comprar um bom leave-in com FPS e aplicá-lo diariamente, especialmente nos dias quentes?
NÃO FAÇA
• Nunca durma com o cabelo molhado
“O cabelo fica frágil e quebra facilmente, basta o contato com o travesseiro ou o lençol. O ideal é retirar o excesso de água com uma toalha macia e secar com o secador na temperatura morna”. O couro cabeludo úmido também é um prato cheio para que fungos e bactérias se proliferem, provocando, entre outras coisas, caspa e coceira, além de você acordar com a cabeça cheirando a mofo. Na esteira dessa dica, jamais escove um cabelo molhado. Os fios frágeis se partem ao menor contato com a escova. Imagine se forem escovados com força, como a gente vê nos filmes!
• Fuja da água quente

Além de ressecar, a água quente estimula o couro cabeludo a produzir mais óleo, deixando os fios próximos da raiz com aparência de sujos e, de quebra, ainda ajuda a desbotar a cor dos cabelos tingidos.
• Solte os cabelos

Sabe aquele rabo de cavalo bem apertado que resolve a vida quando você acorda em um “bad hair day”? Isso acaba com seu cabelo porque o elástico quebra os fios, que reagem ficando arrepiados e frágeis principalmente na ponta danificada. Da próxima vez, prefira um rabo ou trança frouxos e soltos, experimente clipes em vez de elásticos, você vai sentir rapidamente a diferença. E, como regra geral, ao chegar em casa, solte os cabelos. No máximo, coloque uma tiara se não gosta da sensação do cabelo caindo no rosto. Os fios vão agradecer!
• Nunca use chapinha nos fios úmidos

Se você não tirar previamente o excesso de umidade com o secador vai precisar passar a prancha mais vezes em cada mecha para conseguir secá-la e alisá-la. Isso quer dizer, mais tempo de contato do calor do equipamento com o cabelo, ou seja, mais agressão e danos. Num mundo perfeito, o certo seria sempre deixar os fios secarem sozinhos. No dia a dia, a gente sabe que não é possível. Então, reserve as chapinhas e os babyliss para ocasiões especiais, lave os cabelos, seque sem esfregar com a toalha, retirando o máximo de umidade possível, e use o secador na temperatura mais baixa que conseguir aguentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário