domingo, 22 de novembro de 2015

É muito importante ter em mente que o cuidado com o cabelo é um processo contínuo. Por isso, compreender qual é a natureza dos seus fios para cuidar dele da melhor maneira é fundamental. Que tal conhecermos um pouco mais da natureza do seu fio?

Cabelo cacheado ou cabelo encarapinhado?

Em sites em inglês, encontramos referências ao cabelo kinky que, no meu entendimento, tem o mesmo significado de encarapinhado ou carapinha.

Mas, afinal, o que é exatamente um cabelo encarapinhado (ou kinky)?
Diferentemente de um cabelo pura e simplesmente encaracolado, o fio de cabelo encarapinhado apresenta torções e dobras em torno dele mesmo. Imagine pegar um pedaço de tecido e retorcê-lo, cada ponta indo para uma direção diferente. Pois é mais ou menos isso o que ocorre com cada fio de cabelo encarapinhado:
Além disso, é muito importante lembrar também que o fio de cabelo pode apresentar vários formatos, nem sempre sendo perfeitamente cilíndrico. Normalmente, este formato apresenta variações de acordo com o grupo étnico de origem do indivíduo. Pessoas de origem asiática costumam ter o fio de cabelo em um formato mais cilíndrico do que indivíduos caucasianos ou afrodescendentes:

Logo, combinando as torções com o formato mais "achatado" do fio de cabelo, temos um cabelo encarapinhado ou kinky mais ou menos como na figura abaixo (em oposição ao cabelo simplesmente curly ou encaracolado, visto ao lado):
O cabelo encarapinhado característico é aquele cujos fios não são perfeitamente cilíndricos e ainda apresentam as dobras e torções em torno de si mesmo. Observando a figura, fica mais fácil entender por que temos aquela sensação de aspereza quando passamos um fio de cabelo por entre os dedos indicador e polegar. Na verdade, as irregularidades que sentimos na superfície do fio de cabelo são justamente estas dobrinhas em conjunto com seu formato elíptico ou oval.

Em geral, cada torção dessas costuma ser um ponto de fragilidade no fio. É por isso que devemos ter cuidado redobrado na manipulação das nossas madeixas e nos acessórios que usamos.Quando não o manipulamos com a devida delicadeza, nossos fios se rompem justamente nessas dobrinhas.

Contudo, devemos lembrar também que um fio encarapinhado não é necessariamente "esticado", como na figura anterior. Ele também pode tomar a forma espiralada do cabelo cacheado "padrão". Temos então o cabelo "kinky-curly" ou encarapinhado encaracolado:
Mesmo assim, é bom ressaltar que existem cabelos encarapinhados que não apresentam esse formato espiralado perfeito (o formato em "O"). Alguns são em forma de "S" ou "Z" e esses cabelos não formarão cachos em espiral. Nossos cabelos como um todo, ainda podem ser compostos por uma combinação de todos estes tipos de fios: alguns encarapinhados em formato de "O", outros em "S", outros em "Z", e ainda alguns que possuem estes formatos mas não são encarapinhados!

Por todos esses fatores, você pode imaginar que os produtos que devem ser usados ou os cuidados que devem ser tomados com o cabelo não podem ser definidos tão somente pelo diâmetro dos seus cachos. Por isso, da próxima vez que for cuidar dos seus cabelos, observe bem de perto seus fios. Coloque um fio contra a luz ou sobre uma superfície branca (se o seu cabelo for escuro, é claro), sinta o fio com os dedos indicador e polegar, procurando por irregularidades. De repente você ainda não conseguiu fazer as pazes com seus cabelos porque ainda não os conhece de perto...



Nenhum comentário:

Postar um comentário