terça-feira, 15 de setembro de 2015

Você sabe a diferença entre: HIDRATAÇÃO E RECONSTRUÇÃO CAPILAR?

Cabelo bonito é cabelo tratado e, as vezes, para tratar, só hidratar não resolve, temos que reconstruir.
Vamos por partes.
O QUE É HIDRATAR?
Cabelos opacos e sem vida precisam de tratamento para recuperar a maciez e o brilho, para isso que serve a hidratação, para repor os liquido, a água mesmo, perdida com o tempo e agressores diários dos nossos cabelos.
Todo dia pegamos vento, sol, poeira, ar condicionado, poluição, secador, shampoos, mar, cloro, ou seja, zilhões de fatores que contribuem para que o cabelo fique opaco. Isso sem falar nos agentes químicos como as tinturas, alisamentos e afins.
Nos salões encontramos muitos tratamentos hidratantes, mas vou focar no uso domestico, ok?
Podemos sim cuidar das madeixas em casa, com bons produtos e um pouco de paciência. Eu, honestamente, não me lembro a ultima vez que fui ao salão só para hidratar os fios. Acho caro demais e prefiro comprar os produtos e fazer em casa.
Qual a freqüência que você precisa fazer? Quem tem que te responder isso é sua rotina, disposição e acima de tudo, seu cabelo.
Como todas nós precisamos hidratar, para ajudar a saber onde encaixar o seu cabelo, vejamos:
1. CABELO VIRGEM: (que nunca recebeu coloração ou processos químicos):  Tem tendência a ser oleoso na raiz, portanto a hidratação deve ser mais suave e menos oleosa. Opte por produtos leves, de hidratação moderada, e use-os a cada 15/20 dias. IMPORTANTE – É apenas para as pontas e comprimento do cabelo!

2. CABELO TINGIDO: Quando fazemos o processo de pigmentação (seja tingindo ou descolorindo) costuma haver perda de queratina. Dessa forma, o melhor é repor esse nutriente. Opte por mascaras de hidratação com queratina e aminoácidos, ou seja, mascaras de hidratações mais profundas e recomendadas a cabelos bem porosos e ressecados pelos processos químicos. (isso vale pros cabelos alisados/relaxados/com escovas progressivas de qualquer espécie pois a hidratação, alem de melhorar o aspecto, prolonga a progressiva/alisamento).
3. CABELO AFRO: Em geral, é bastante ressecado nas pontas. Portanto, hidratações de alta nutrição a base de óleos e emolientes, são as mais apropriadas, tentando manter-se o mais longe possível de produtos a base de queratina. Vale a pena abusar de ampolas de óleos, como a de óleo quente que tinha na Avon (não sei se ainda existe).

4. CABELO FINO: pode-se usar os mesmos produtos do cabelo virgem, oleoso ou do cabelo seco, depende da saúde que se encontra o seu fio. Produtos a base de Esse processo Óleo de Babaçu, Manteiga de Karité, Silicone, Queratina e Nanoqueratina são excelentes opções (leia os rótulos). Esses ingredientes proporcional  um tratamento intensivo que devolve à fibra capilar a queratina perdida no dia-a-dia na exposição ao sol, sal do mar, cloro e processos químicos em geral. Com essa reposição o cabelo fica com muito mais brilho, maciez e resistência, pois cabelos finos tendem a arrebentar facilmente se não forem bem cuidados.

5. CABELO OLEOSO: Precisa hidratar? Sim!!!! Mas opte por produtos leves, como os citados para Cabelos Virgens, e, dependendo do grau de oleosidade, hidrate a cada 20 a 30 dias, mas não esqueça que, apesar de oleosos, eles também merecem um bom trato. Assim como no caso dos Virgens, a hidratação não pode tocar a raiz, somente o comprimento e as pontas, senão piora mais ainda a situação.


6. CABELO SECO OU RESSECADO: Use a abuse da hidratação! Neste tipo de cabelo,  quanto mais hidratação melhor! Recomendo que se submeta ao tratamento pelo menos 1 vez na semana, se possível intercalando uma hidratação mais oleosa com uma reconstrução! Cabelos secos e ressecados quebram fácil demais, então precisam de cuidados extras, sempre. Use shampoos para este tipo de cabelo para ajudar no tratamento.

Eu tento hidratar pelo menos duas vezes na semana, lógico que nem sempre é possível, mas juro que tento!
Logo de cara já deixo claro que não uso mais máscaras feitas em casa, mas confesso que quando era adolescente usava muito pois não tinha grana pra comprar mascaras sempre, e honestamente? Tem um bom efeito. Só não darei receitas caseiras, mas aqui vocês podem achar várias.
Hoje a industria cosmética nos oferece muitas opções de produtos para o fim de hidratação como mascaras e ampolas, com diversos ingredientes e meios de uso, então, como sou muito curiosa, testo o máximo que puder… Adoro uma novidade.
Sempre digo que falta de grana não é desculpa para ter um cabelo trash, ressecado e descuidado pois existem, mesmo nas farmácias e de baixo custo, produtos que ajudam a melhorar o aspecto do cabelo, bons e baratos.
Eu conheci ha uns anos uma menina, mulata de cabelos crespos, bem humilde, mas o cabelo dela brilhava horrores, uma vez, conversando, perguntei o que ela usava, ela me respondeu que usava aquelas mascaras coquetel de farmácia. Sim, aquelas que o potão de não sei quantos quilos custa três ou quatro reais. Eu falei que achava aqueles produtos fracos (não ia falar que era ruim não é?) e ela me disse “Também acho, porem são os que meu bolso permitem comprar, então, pra compensar, eu hidrato o cabelo 4 x por semana com o creme e ampolas baratas, então como uso sempre acaba compensando no brilho.”
Pra quem não sabe que mascaras são essas, existem muitas no mercado, de varias marcas, geralmente na porta das farmácias que eu vejo, mas achei na internet foto dessa abaixo pra ilustrar:
O QUE É RECONSTRUIR?
Reconstruir é revitalizar e recuperar os fios, proporcionando mais flexibilidade, elasticidade e saúde à fibra capilar.
Hidratar pura simplesmente não faz isso, como o nome diz, hidratar, hidrata. Reconstruir, reconstrói.
Parece obvio, mas para muitas mulheres não é. Inclusive para mim. Por muito tempo eu acreditei que ambas as coisas eram iguais, mas hoje sei que não é. Como passei a observar, a maioria de nós não sabe essa sutil diferença então esta foi minha maior motivação para este post.
Estamos acostumadas desde cedo a hidratar, creio que a maioria de vocês, assim como eu, já passou mil mascaras no cabelo para dar brilho, mas a reconstrução vai muito alem disto.
Como já falei no começo, os agentes químicos e mecânicos são os que mais causam danos aos cabelos, que algumas vezes ficam tão danificados a ponto das hidratações sozinhas não serem suficientes, havendo necessidade de tratamentos mais profundos.
O cabelo é composto de queratina. A queratina é composta de aminoácidos. Quando os agentes externos danificam o fio, há quebra dos aminoácidos e perda de queratina por conseqüência, esta perda faz com que os cabelo se tornem frágeis, por conseqüência eles quebram.
Com o tratamento de reconstrução capilar, vamos essencialmente recolocar os aminoácidos que compõem a queratina e foram perdidos pelas diversas formas de agressão. Desta forma, as partes porosas dos fios dos cabelos são re-preenchidas , como se estivéssemos refazendo o fio do cabelo. Parece complicado, mas usando produtos específicos não é não.
De modo geral, o processo de reconstrução consiste em lavarmos o cabelo com shampoo apropriado (cada fabricante indica o seu) e apos a lavagem o uso de um creme/mascara de reconstrução pelo tempo de pausa indicado. Hoje em dia, felizmente, temos muitas opções de reconstrução a frio, ou seja, que dispensam a boa e velha dupla secador/chapinha, mas se você optar por uma reconstrução a quente, terá que fazer uso de ambos e de um protetor térmico, que geralmente tem na linha de reconstrução escolhida.
E como saber se o produto é uma mascara simples de hidratação ou uma mascara de reconstrução? Simples, lendo o rotulo e as indicações do fabricante. Considero essencial antes de testarmos qualquer produto, pesquisar sobre o mesmo. Com o advento da internet isso se torna muito mais fácil, conseguimos coletar informações sobre os produtos de forma rápida e ágil. Mas vale também perguntar pro profissional de confiança ou para aquela amiga expert em produtos de cabelo.
Se o cabelo estiver num estado lastimável, sugiro acompanhamento profissional. Vá a um salão, converse, veja o que eles te indicam. Eu prefiro fazer reconstruções em casa, pelo simples fato de ser infinitamente mais barato, mas eventualmente faço o que chamam nos salões de “Carga de Queratina” ou “Cauterização de Queratina”, que nada mais é do que uma boa “bomba”de queratina a quente, feita por profissionais, que da um aspecto maravilhoso ao cabelo, mas tem o inconveniente de não ser barata e precisar ficar com o cabelo sem lavar cerca de três dias para o produto fazer efeito.  Gosto de optar por este tratamento profissional apos o fim da temporada de verão, quando o cabelo está muitíssimo fragilizado pela exposição excessiva ao sol/mar/piscina.
COMO FAZER A HIDRATAÇÃO E A RECONSTRUÇÃO
O procedimento básico é bem similar. O que vai varias, basicamente, de um produto para o outro, tanto na hidratação quanto na reconstrução, é o tempo de pausa. Para sabermos o tempo de pausa, só lendo rotulo a rotulo, então isso deixo a cabo de vocês, ok?
Meu procedimento para ambos os tratamentos é o seguinte:
1.    Lavar os cabelos com shampoo de preferência (pode ser os dos kits, ou qualquer outro depende do que eu optar por usar);
2.    Tirar o excesso de água com uma toalha. O cabelo não pode estar ensopado na hora de aplicar a máscara, senão o produto ficará muito diluído na água dos próprios fios;
3.    Dividir o cabelo no meio da testa a nuca, e, novamente ao meio de orelha a orelha. Prender com clips/piranhas com 4 coquinhos;
4.    Soltar cada coquinho de uma vez, subdividindo cada um em mais 2, começando pela nuca até a parte frontal da cabeça, ou seja, de baixo para cima. Ir aplicando o creme em casa mecha, com cuidado de não tocar a raiz, com movimentos de escalada (não sei explicar esse movimento, só fazer);
5.    Depois que o cabelo estiver todo untado com o creme escolhido, pentear com pente de dentes largos e muita delicadeza para espalhar bem o creme.
6.    Fazer um coque frouxo e prender com uma piranha. Eu coloco uma touca de banho,daquelas de plástico agora pra proteger e não deixar escorrer nada em mim. Se for um produto vapt vupt, que usamos no banho mesmo, faço o mesmo para evitar que caia água enquanto estou no tempo de pausa indicado por cada fabricante.
7.     No curto touca termina, então opto por touca laminada para aquecer um pouco o produto na cabeça durante o tempo de pausa.
8.    Depois do tempo de pausa, enxaguar com água morna o cabelo. Enxaguar bem, excessos de produtos só servem pra prejudicar o resultado final.
9.    Se a linha que você escolheu tem finalizador, depois que enxaguar o cabelo e secar na toalha, aplique o produto. Se o fabricante sugerir secador, use, senão não costuma ser essencial.

Voi la! Seu cabelo estará hidratado/reconstruído e pronto pra outra!
Bem, honestamente espero que tenha sido útil este post. Torço para que todas consigam realizar os procedimentos, pois são simples, mas caso não consigam, recorram a um profissional, sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário