terça-feira, 1 de setembro de 2015

O cabelo cacheado nunca foi tão valorizado como agora e as mulheres crespas e cacheadas têm assumido cada vez os fios como eles são. Além de ter uma beleza muito própria, os cachos também exigem alguns cuidados muito particulares.Como Dormir Sem Amassar os Cachos?

Em geral, quem tem fios cacheados usa cremes de pentear, produtos ativadores de cacho, óleos capilares hidratantes e mousses para definir os fios todos os dias.
Parte das mulheres não lava o cabelo todos os dias e, dessa forma, passam a ter uma preocupação de como dormir sem amassar os cachos. O cabelo cacheado apresenta algumas dificuldades em relação aos fios lisos, já que, nesse caso, basta prender numa trança frouxa. Se os cachos forem presos acabam perdendo definição, o que ninguém quer. A seguir vamos ensinar alguns truques de como dormir sem amassar os cachos.


Técnicas

A primeira coisa que precisamos deixar claro é que a técnica utilizada para evitar que os cachos amassem varia conforme o comprimento do cabelo. Para começar, podemos destacar os acessórios e formas de prender as madeixas que evitam que os cachos percam a sua definição durante o sono.
Os fios longos podem se valer de rabo de cavalo no topo da cabeça enquanto os mais curtos podem usar nozinhos no comprimento todo. Outras opções é usar lenço, touca e fronha de seda, isso funciona para todos os comprimentos. Confira a seguir dicas de como usar as duas técnicas.

Rabo de Cavalo “Abacaxi” Para Cabelos Longos

No caso das madeixas longas, a dica é fazer um rabo de cavalo alto, que é chamado de “abacaxi” – nome dado porque o visual fica parecido com o da fruta. Usando esse rabo de cavalo se evita que as madeixas saiam do lugar durante a noite, de maneira a fazer fricção no travesseiro, com isso os cachos se mantêm. O rabo de cavalo deve ser meio frouxo para que os cachos não fiquem marcados.

Nozinhos que Definem os Cabelos Curtos

Para que o seu cabelo cacheado curto mantenha a sua definição é indicado dormir com alguns torcidinhos nos fios. O grande trunfo dessa técnica é manter a definição dos cachos enquanto você dorme. Fazer os torcidinhos é muito simples, você deve começar pegando algumas mechas pequenas e torcê-las. Em seguida, prenda-o próximo a raiz, de maneira a criar enroladinhos que se parecem nós. Observe que, pelo fato de os cachos ganharem mais definição, é interessante seguir a risca das madeixas para que não se criem redemoinhos que interfiram no caimento.

Truques Para Todas

Como destacamos acima, a escolha de roupas de cama de seda, bem como usar lenços e outros acessórios pode auxiliar a manter a definição de cachos de todos os comprimentos. No caso de quem desejar prender os fios a dica é optar por um lenço de seda cuidando para que o nó fique na altura da sua testa. Isso evita que os seus cachos passem por fricção com a sua roupa de cama o que pode acabar com a definição dos seus cachos e causar o temido frizz.

Se preferir, também pode usar touca ou fronha de seda. A seda ajuda a manter a umidade dos fios, além de ter um contato mais suave que as roupas de algodão, que é o tecido mais usado nas roupas de cama. Quem dorme usando roupa de cama de seda pode acordar e só aplicar um finalizador de cachos e dar aquela amassada com as mãos. Tem coisa melhor que poder só acordar e em poucos minutos estar com os fios lindos e incríveis?

Cuidados com a Lavagem do Cabelo Cacheado

A lavagem é um tema controverso para quem tem fios cacheados, pois, além de haver a dificuldade em manter a boa aparência das madeixas nos dias seguintes, fica a dúvida a respeito de lavar todos os dias. Vamos começar deixando claro que os fios cacheados não devem ser lavados todos os dias, pois é um cabelo naturalmente mais seco.
A estrutura do cacho é que faz com que esse cabelos seja mais seco, pois o óleo natural que é produzido no couro cabeludo não consegue percorrer pelas ondas e chegar as pontas. Observe que a oleosidade é essencial para que os fios fiquem bem nutridos e hidratados para evitar que eles fiquem enfraquecidos, quebradiços e com frizz. Você deve estar pensando: Então deveria lavar todos os dias.
Porém, o uso de shampoos com sulfatos, silicones e derivados do petróleo todos os dias apenas agride os seus cachos de maneira que eles ficam porosos. A porosidade impede que as madeixas fiquem hidratadas de maneira que o visual seco acaba piorando. Observe que não tem uma regra de quantas vezes se deve lavar o cabelo na semana, porém, quanto mais seco os fios, menos se deve lavar. É possível estipular uma lavagem a cada dois dias.

Como Manter o Bom Visual Após a Lavagem

Lavando e Finalizando

Em geral, o dia seguinte a lavagem é melhor que o dia da lavagem em si, contudo, é necessário manter o capricho na finalização. Observe que, quanto melhor os seus fios ficarem nessa etapa, menos trabalho e produtos deverão ser usados. Use produtos adequados para o seu tipo de cabelo e um bom finalizador (creme de pentear). Para secar os cachos é sempre melhor usar o difusor, pois ele ajuda na definição dos cachos.

Protegendo o Cabelo

Nesses dias de intervalo entre as lavagens, é importante proteger os fios da água do chuveiro quando for tomar banho. Use uma touca para que os fios não fiquem em contato com a umidade, isso pode resultar em frizz. Uma forma de ter uma proteção 100% do seu cabelo é usar um pano no cabelo por baixo da sua touca.

Reidratação das Partes Danificadas

Algumas partes do cabelo acabam ficando com mais frizz que outras e, dessa forma, é interessante ter algum truque para “consertar” o que deu errado. Para arrumar você pode usar um cosmético capilar específico para resolver o frizz. Prefira produtos mais leves para não deixar o cabelo pesado. Usar muitos produtos nos fios pode trazer um visual muito carregado, então cuidado com o uso indiscriminado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário