quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Muitas mães - negras ou de qualquer outra etnia - tem dificuldade em cuidar do cabelo dos filhotes, quando estes tem o cabelo cacheado, afro ou crespo. E não, isso não significa que a pessoa é desleixada ou uma mãe ruim - pode ser falta de informação apenas.


Então, já que a gente fala de cabelo de maneira geral, porque não falar dos nossos pimpolhos? Vamos lá?

Penteando cabelo crespo de criança

Normalmente crianças com cabelo crespo ou cacheado tem uma cabeleira muito volumosa. O ideal é que a mãe da pimpolha divida o cabelo da criança em quatro partes, para facilitar o pentear (como ilustra a foto). Vai por mim, fica muito mais fácil. Nos dias que lavar, desembarace com o cabelo umedecido com leave in. No dia que não for lavar, umedeça o cabelo usando spray com uma mistura de água filtrada + um pouco do leave in favorito. Depois aplique o leave in no cabelo do pimpolho. Isso facilita muito o desembaraçar. Não é recomendável que se desembarace o cabelo seco - é mais trabalhoso e pode arrebentar os cabelos. E cuidado com a força - molhado se torna mais elástico. Fazer muita força para pentear pode acabar arrebentando o cabelinho da criança também.

Para cabelos crespos e afros, melhor ainda é desembaraçar com os dedos, com o cabelinho ensopado de leave in (depois retire o excesso apertando com uma toalha de micro fibra ou uma camiseta de algodão). Só use o pente depois disso, para evitar machucar a criança e arrebentar os fios.

Qual o pente que te penteia?

É inacreditável, mas tem muita gente que penteia cabelo de criança com pente fino! Pessoas, não! Cabelo afro, cacheado e crespo se penteia com pente de dente largo! De preferência de madeira, porque evita a eletricidade estática no cabelo, evitando por consequência um cabelo cheio de frizz. Dentes largos!

Mas existem outros modelos que também são bons para esse tipo de cabelo.
Essa escova - que ficou famosa como a "escova da Avon", porque vendeu por muito tempo no catálogo da marca, também é ótima para desembaraçar crespos e cacheados. Note que os dentes são espaçados. Busque por estas características na hora de escolher o pente/escova para o seu pimpolho.

Lavando o cabelo crespo


Basicamente do mesmo jeito que lava o cabelo do adulto com cabelo crespo/cacheado: nada de encher de shampoo, para encher de espuma e "sentir que está limpo". Só o que você consegue com isso é terminar com um ninho nos cabelos. Antes de lavar, passe um pouco de algum óleo vegetal ou condicionador/creme pelo comprimento/pontas do cabelo. Cabelo cacheado se lava com água morna - quente jamais, resseca mais ainda o que já é seco. Coloque um pouco de shampoo na palma das mãos e lambuze a ponta dos dedos com o shampoo (com a outra mão, lógico! Massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos por toda a sua extensão. Caso sinta necessidade, vá adicionando mais shampoo nesse mesmo esquema. Se preciso dar uma segunda demão de shampoo, use metade da quantidade da primeira. Para lavar o comprimento, vai escorrer shampoo pelo cabelinho, espuma. Suavemente, deslize as mãos de cima para baixo com a espuma, use shampoo que escorreu para lavar o comprimento. Caso o cabelinho esteja muito sujo, muito pesado, use um pouco de shampoo e deslize pelo mesmo esquema no comprimento. Parece trabalhoso, mas depois que se acostuma, não é. E fora o tempo que você vai economizar para desembaraçar o cabelo, porque vai embolar muito menos - se embolar!

Escolhendo o shampoo e o condicionador...

Já existem no mercado shampoos para cabelos cacheados para crianças - normalmente contém agentes hidratantes que ajudam a diminuir o volume do cabelo. O condicionador é crucial porque o pH de shampoo para crianças é alto, porque tem o mesmo pH da lágrima - por isso que não irrita os olhos. O condicionador entra para regular o pH do fio novamente e evitar deixar uma textura áspera no cabelo, além de evitar que embarace. De qualquer forma, evite shampoos com fragrância forte e se puder, use itens sem perfume. Crianças são mais suscetíveis a alergias que adultos. Não é recomendável que se lave cabelo crespo/cacheado mais que 3 vezes na semana. Se o couro é oleoso, se a criança transpira demais e não tem como lavar só 3 vezes na semana, higienize somente o couro da criança, enxágue bem, e no comprimento, use o condicionador e enxágue. Melhor ainda se essa higienização for feita com limão. É bom também para a criança ir se acostumando com os cuidados.

Hidratando a cabeleira....


Fundamental! Na verdade, seja adulto, seja criança, hidratar cabelo crespo/cacheado é essencial. Só que criança não tem muita paciência para esperar que a mamãe enluve, para ficar com touca na cabeça... então a solução é que a mamãe use máscaras de ação rápida no lugar do condicionador. Recomendo que uma vez por semana enrole a criança, conte historinhas, deixe-a brincando na banheira, sei lá!, e dê uma hidratação mais caprichada, enluvando o cabelo.
Mas... não exime a mamãe de hidratar nos outros dias. Lavou, use a máscara de hidratação rápida no lugar do condicionador! Depois que a máscara der seu tempo de ação, umedeça levemente no chuveiro, aplique o condicionador, deixe uns minutinhos e enxágue (isso é opcional!). Hidratar o cabelo frequentemente diminui o volume, deixa o cabelo mais maleável, favorece o pentear... Um cabelo bem hidratado pode diminuir de volume em até 70%! Um procedimento muito válido é a umectação. Você pode passar óleo vegetal no comprimento/pontas do cabelo da criança, espera pelo menos meia hora e lava depois. Pode-se fazer isso, trançar o cabelo e lavar o cabelo no dia seguinte - não, não fica peguento e o fio absorve o óleo vegetal. Mas ó, nesse momento, óleos vegetais puros (extra virgens) de preferência, ok?

Que penteados fazer?


Normalmente, recomenda-se para crianças os penteados ditos "protetores" como tranças e twists. Twists principalmente - depois de pegar prática você executa rapidamente e um twist bem feito pode durar até uma semana. Tem um tutorial nesse vídeo aqui. No final de tudo, a moça do vídeo solta os twists, coisa que você não precisa fazer. São mais fáceis que trancinhas e ficam lindos!

E a vantagem desses penteados é que duram, o cabelo não fica super embolado quando desmancha, e ainda permitem outros penteados depois de solto.

E, acima de tudo: Cuide da autoestima da criança. Falar coisas do tipo "que cabelo horrível, muito duro" ou "estou doida que você cresça e você mesmo cuide disso". Sinceramente, não vai mudar em nada o cabelo da criança e ainda vai afetar a autoestima dela. Sim, criança lembra e sente. O padrão de beleza vigente ja é particularmente hostil às meninas com cabelo afro/crespo/cacheado, e se ela não tiver apoio dentro de casa, não será na rua que terá. Se você tem o cabelo parecido com a sua filha, não fale mal do seu cabelo perto dela. E não, o que eu proponho aqui "não dá muito trabalho". 





Nenhum comentário:

Postar um comentário