quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Cabelos Cacheados Crespos (Tipo 3c) – Tratamentos, Dicas e Cuidados

Os Cabelos Cacheados Crespos reinam em absoluto nas cabeças brasileiras.
Pena que muitas mulheres recorrem aos alisamentos em vez de aproveitar a beleza destes caracóis.
Não condeno, sei que este tipo de cabelo é bem complicado de tratar.
Cabelos Crespos são rebeldes por natureza, por isso requerem tratamento de choque ultra específicos.

Caso você tenha se identificado com o tipo 3c, porém ficou em dúvida, reitero: isto é natural!
O tipo 3C apresenta cachos com a espessura um lápis, já o tipo 3B apresenta circunferência parecida com um babyliss fino e o tipo 4a apresenta cachos com a espessura próxima de um canudinho.

Os cachos se formam com texturas misturadas, geralmente encontramos mais de um tipo de cacho na mesma cabeleira.
Ainda além, um cabelo cacheado do tipo 3 pode parecer ser 3c caso esteja maltratado.
Assim como um cabelo cacheado crespo do tipo 3c pode parecer pertencer ao tipo 4 caso também esteja maltratado.


Este tipo de cacho é a típica “molinha”.
Ele está entre o tipo 3 e o tipo 4.
Dependendo da forma como é tratado, este tipo de cacho pode se parecer bastante com o tipo 4.
Apesar do nível de ondulação variar bastantes de cacho para cacho, todos tendem a ser bem “apertados” e nascem enrolados desde a raiz.
A largura dos cachos é do babyliss fino até a grossura de um lápis.
Os cachos são bem formados, não desmancham facilmente e são difíceis de alisar
Os fios desse tipo de cabelo variam entre os superfinos e os grossos, geralmente são delicados e com tendência a seco, por isso necessita de cuidados especiais.
hidratação é essencial para manter a beleza e a saúde dos fios.
Para cabelos crespos, HIDRATAÇÃO deve ser o lema!

Super Dicas de Cuidados para Cabelos Cacheados

Lavagem

Alguns cuidados são indispensáveis à lavagem de qualquer tipo de cabelo: usar produtos específicos para o seu fio, manter a temperatura da água morna e retirar todo o condicionador dos fios são alguns deles. Mas quem tem cabelo crespo, precisa se atentar a outros fatores pois esse tipo de cabelo demora mais tempo para secar, principalmente na região próxima ao couro cabeludo. Isso acontece em função do formato do fio, que retém a água. O principal prejuízo disso é que, por hábito, a frequência das lavagens vai ficando cada vez mais espaçada. A lavagem frequente é importantíssima para manter a saúde dos fios e do couro cabeludo e evitar doenças, como a dermatite seborreica. Além disso, esse bom hábito torna mais fácil desembaraçar os fios, uma vez que a estrutura dessas madeixas gera nós com maior facilidade.
Recomenda-se que o cabelo crespo seja desembaraçado já fora do banho, mas com os cabelos ainda úmidos. Deve ser usado um pente de dentes largos, penteando primeiro as pontas até chegar à raiz. O pente de madeira é o que dá menos eletricidade aos fios, e lembre-se de ser gentil com os fios. Outro conselho é evitar torcer os fios com a toalha na hora de secar, faça movimentos suaves para absorver o excesso de água.

Escovação

Muitas pessoas acreditam que cabelo crespo só pode ser penteado no banho. Enganam-se pois escovar o cabelo crespo seco é fundamental para ajudar a levar o óleo natural do cabelo da raiz até as pontas. A dica é usar uma escova de cerdas naturais, que não vão deixar o cabelo elétrico nem irritar o couro cabeludo. Você deve estar se perguntando: mas escovar as madeixas não vai deixar os fios com um volume que eu não gostaria? A resposta é sim, apesar de as cerdas naturais serem mais gentis com os fios, o cabelo vai ficar mais volumoso. Nesse caso a sugestão é pentear antes de dormir e lavar no dia seguinte pela manhã.

O corte ideal

Um bom corte pode deixar o cacho mais modelado, reduzir ou aumentar o volume e torná-lo mais prático para pentear. Para ressaltar o volume, cortes em camadas, utilizando técnicas assimétricas, são ótimas opções, já os cortes mais tradicionais, em linha reta, são mais indicados para quem quer reduzir o volume. Na hora de cortar o cabelo, peça para o cabeleireiro fazer sempre com os fios secos, desfiando cacho a cacho, deixando com efeito e com o shape que você quer no cabelo. Cuidado na hora de cortar os fios enquanto estão molhados. É um perigo, principalmente para o comprimento porque 1 cm do cabelo liso corresponde visualmente, quando seco, de 2 a 3 cm do cacheado.

Cremes sem enxágue

O leave-in, também conhecido como creme sem enxague, é um aliado diário. Ele deve ser usado nos cabelos úmidos todos os dias para dar forma aos cachos, na direção das pontas, de modo a envolver todo o fio, depois é só deixar o cabelo secar naturalmente. A quantidade a ser usada vai variar de acordo com o tamanho e o tipo de fio. Se você vai começar a usar o leave-in, utilize uma quantidade pequena, do tamanho de uma moeda de 10 centavos e vá sentindo a necessidade dos seus fios. Caso ele perca a forma o fique com aspecto ressecado no correr do dia, use um pouco mais, caso ele fique pesado e sem movimento, use menos.
No banho, lembre-se de retirar com água abundante todo o creme sem enxágue que ainda estiver no cabelo, até a água ficar cristalina, e então comece a lavagem normal com o xampu.
Para conseguir um visual moderno você pode misturar leave-in hidratante com um gel de levíssima fixação para deixar os cachos mais definidos sem pesar e ficar duro. O grande segredo é amassar o cabelo com folhas de papel toalha e tentar não passar a mão no cabelo até ele secar, conseguindo assim um efeito polido e perfeito do cacho.

Hidratação

Por ser um cabelo mais fino e ressecado, hidratação duas vezes por semana também fazem parte dos cuidados de quem tem o cabelo crespo. Um bom truque também é passar condicionador depois da máscara porque faz durar mais a hidratação. Recomenda-se produtos à base de silicone para uma boa hidratação das madeixas. Pois, o silicone é o que liga os outros produtos emolientes ao fio, sem ele os outros hidratantes não são absorvidos. Um exemplo são os óleos vegetais, como o óleo de coco. A função deste emoliente é penetrar e regenerar cada fio de cabelo, no entanto, ele só conseguirá esse efeito se tiver silicone na fórmula. Além disso, o silicone, por si só, já é um bom hidratante, pois forma uma película ao redor do fio, protegendo-o.
Produtos básicos de manutenção
 1 shampoo com propriedades hidratantes

 1 condicionador com propriedades hidratantes
 1 leave-in ativador de cachos
 1 gel com suave fixação
sérum reparador de pontas anti-frizz
máscara de hidratação
 1 máscara de reconstrução
1 óleo vegetal para umectação (recomendo o de Coco)


3 comentários:

  1. Meu cabelo é 3c/4a e vejo nele uma necessidade grande de oleosidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,eu uso o kit da salon line e eles vem com 12 óleos aditivos e isso auxilia pra deixar os fios saudáveis e evitam o ressecamento.

      Excluir
  2. Meu cabelo e muito seco e quebra muito ele é cheio de frizz Par esse uma bucha o q eu faço me ajuda.

    ResponderExcluir