domingo, 2 de agosto de 2015

Já quis de volta os cabelos vistosos e exuberantes que tinha quando era mais jovem? O motivo pelo qual eles eram assim na sua infância é que você não quebrava as "regras dos fios super cacheados"! Bem, você pode ter aquele cabelo lindo de novo e sob os cuidados certos!


Passos:
1
Diminua no xampu. Por exemplo, se seu cabelo é seco, faça co-washing. Co-wash significa lavar os fios com condicionador, não xampu. Desde os anos 40 os xampus são feitos com o mesmo produto ressecante que o sabão em pó de roupa. Quando precisar lavar seu cabelo, dilua o xampu em uma proporção de 3 partes de água para 1 do produto. Se seu cabelo está com excesso de resíduos, use um condicionador ao invés de xampu.


2
Pegue o jeito. O cabelo afro tem minúsculos chanfros na cutícula, o que dificulta que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue a todas as extremidades dos fios. Esses chanfros também causam quebra, então lide cuidadosamente com o cabelo e mantenha-o hidratado. Um grande mito é que o cabelo afro é grosso (em sua espessura, não na textura), quando, na verdade, raramente o é. Os fios são mais finos que os de qualquer outro tipo – e é por isso que não se pode manuseá-los bruscamente. Estique seu cabelo em direção à luz. Ele é estreito? Você consegue enxergar através dele? Se sim - você tem fios finos. O cabelo asiático é o mais grosso e forte, e pode suportar muitos processos.


3
Use produtos orgânicos. Escolha produtos com diversos ingredientes orgânicos e tente evitar os com óleos minerais ou derivados do petróleo. Eles ressecarão seu cabelo e impedir que a hidratação penetre no fio. Óleos naturais como o de amêndoa, coco e jojoba são muito melhores.
  • Procure o termo “orgânico”, não “natural”. O termo “orgânico” remete a regras estritas e significa que a comida ou embalagem sob o rótulo foi feita com uma série de procedimentos de cultivo e produção definidos e regulamentados detalhadamente por um departamento de agricultura responsável. Isso quer dizer que não houve adição de produtos químicos tóxicos, antibióticos e pesticidas nocivos para os humanos e animais.
  • O termo “natural” é ambíguo e pode significar qualquer coisa que as empresas quiserem. Um refrigerante de laranja pode ser natural porque tem essência de laranja, que um dia fez parte da fruta. O xarope de milho rico em frutose é considerado “natural” assim como óleos derivados de petróleo.

  • 4
    Selecione seus produtos cuidadosamente. Se tiver um pouco mais de dinheiro disponível, pode experimentar a linha da Ultra Black Hair ou Crème of Nature, mas também pode usar um pouco de semente de uva, azeite ou óleo de jojoba direto da embalagem. A Aveda tem um creme sem enxágue muito bom. Não compre produtos de preços abusivos e tente fazer os seus próprios caseiros. A babosa tem o mesmo PH do seu cabelo, que é 4, e vai fechar as cutículas, deixando-o mais brilhante e macio do que nunca.

  • Crie uma rotina. Decida com que frequência você vai lavar e fazer hidratação profunda nos cabelos. Use o método de co-washing. Você provavelmente lavará e condicionará a cada 3 – 5 dias, selando com um óleo leve. Faça a hidratação profunda uma vez por semana se tiver tempo, e não menos que duas vezes por mês.
    • As pontas do cabelo são as partes mais desgastadas; ao contrário do velho mito de usar brilhantina no couro cabeludo, passe nas pontas para evitar que quebrem no atrito com as roupas.

    • 6
      Nunca use "brilhantina" no seu cabelo. A maioria dos cabelos afro precisa de hidratação extra, mas fique longe de produtos com derivados de petróleo. Eles deixam o cabelo duro, ressecado e oleoso. Ao invés de brilhantina, experimente xampus, condicionadores e óleos naturais (coco, jojoba, azeite ou mamona), que são ótimos para o seu cabelo porque não são cheios de sulfatos, sódio e conservantes. Além disso, também dão um brilho muito bonito para o seu cabelo. Óleo de semente de uva é bem leve e resiste a altas temperaturas sem inflamar, o que vai te ajudar a controlar os danos por calor se usa modeladoras térmicas nos seus cachos.

    • 7
      Hidrate as pontas. Se certifique de mantê-las hidratadas de forma a evitar pontas duplas. Sele as extremidades com óleo de coco ou de mamona.

    • 8
      Evite tratamentos térmicos no seu cabelo. Se você usa modeladoras no seu cabelo, tente reduzir o uso a 2-3 vezes por mês se puder, e não se esqueça de usar um xampu e/ou condicionador com proteção térmica ou de passar um bom sérum/spray antes de alisar ou cachear. Segure as chapas com folga para que o cabelo simplesmente passe entre elas sem ser puxado ou preso. Se você realmente precisa usar óleo enquanto passa a modeladora, dê batidinhas com uma quantidade bem pequena do Oil Therapy 3-in-1 Crème, da Optimum, ou outro produto. Não vai deixar seu cabelo oleoso.

    • 9
      Durma com uma fronha de cetim ou prenda seu cabelo com um lenço de seda; isso vai mantê-lo saudável e sem quebrar ou criar pontas duplas.Fronhas, toucas e lenços de seda ou cetim também vão ajudar a prevenir acne, porque não abrigam tantas bactérias como outros materiais.

    • 10
      Tente fazer um tratamento com proteínas. Uma vez por mês, faça algum tratamento da Aphogee ou passe ovo no seu cabelo antes de lavá-lo como de costume. Proteína vai deixar seu cabelo menos suscetível à quebra e hiper-hidratação, além de muito mais brilhante. Tome cuidado para não usar proteína em excesso, pois o cabelo começará a se quebrar.

    • 11
      Penteie cuidadosamente. Use um pente de dentes largos para arrumar seu cabelo, pare de comprar escovas de cerdas ou pentes finos, que vão se prender nos fios e quebrá-los. Faça o mínimo possível. Pessoas com seu tipo de cabelo não devem e nem precisam penteá-lo todos os dias, apenas desembaraçar com os dedos, pois pentear em excesso vai quebrar os fios. Não se esqueça de umedecê-los um pouco antes de desembaraçar.

    • 12
      Esqueça o mito de que cabelo afro não cresce. A razão pela qual parece não crescer é que as pontas estão se quebrando por mexer demais nele. Se seu cabelo não cresceu muito, não há necessidade de ir ao cabeleireiro a cada 4-6 semanas! Há muitos fóruns e blogs onde se vê mulheres e meninas negras de cabelos lindos. Seu cabelo vai ficar mais saudável se você seguir essas regras, e isso será notável na força e comprimento dele. 

    • Dicas importantes:
      • Coloque uma touca ou lenço de cetim antes de dormir.
      • Evite faixas elásticas, não só as pessoas de cabelo afro, mas todas as que têm cabelo comprido. Ao invés disso, use um prendedor de rabo de cavalo com um clipe de metal.
      • Para evitar que o resto do cabelo seja danificado, tente aparar as pontas duplas. Não é necessário cortar religiosamente se as pontas não estiverem desfiadas.
      • Fique ligada com o marketing de produtos capilares direcionados a cabelo afro ou que se dizem naturais. Estão se aproveitando de uma febre e podem ser enganosos sobre seus cosméticos. Compre manteiga de karité pura, óleo de coco, óleo de mamona ou mesmo azeite de mercado; esses ingredientes são especialmente bons para o seu cabelo. Se você pode comer, também não há mal nenhum em usá-los em seus fios.
      • Lembre-se que sua pele absorve tudo, ou seja, se usar, não deixe descolorante por muito tempo em contato com as mãos, é um veneno.
      • Não use o mesmo penteado sempre, ou seu cabelo vai começar a se quebrar aos poucos ou ficar marcado.
      • Apesar de algumas pessoas acharem que só lavar o cabelo com condicionadores de preço acessível é melhor, a verdade é que eles não fazem um bom trabalho de remoção de sujeira. É melhor lavar os fios (se focando no couro cabeludo, esfregando, não arranhando) com um bom xampu sem sulfato e depois passar condicionador.
      • Passe óleo no cabelo virgem (sem alisamento, permanente ou relaxamento) cerca de uma vez por dia. Para cabelos alisados, passe não mais que duas vezes por semana uma quantidade bem pequena do produto somente depois de usar um creme sem enxágue. Isso se chama selagem. O óleo sela a hidratação do creme e garante que o cabelo continue saudável. Se você usar um óleo leve, seu cabelo não vai ficar grudento, ao contrário dos derivados de petróleo!
      • Fazer as sessões de relaxamento a cada 8 semanas ou mais dá estrutura ao seu cabelo e diminui as chances de sobrecarregar os fios já relaxados.

      • AVISOS:
      • Leia os ingredientes: se tiver muitos nomes químicos grandes, procure evitar, mas isso nem sempre é ruim. Se sabe que seu cabelo é frágil, não arrisque. Fique atenta ao petrolatum, é ruim para o seu cabelo, assim como óleo mineral. Mas se for óleo mineral leve, você pode tentar.
      • Um ponto chave em manter o comprimento e a saúde geral do seu cabelo relaxado é refazer a sessão somente quando houver crescimento dos fios, ou seja, raiz virgem que nunca recebeu aplicação de química. A maioria dos profissionais vai recomendar um retoque a cada 4-6 semanas; isso nem sempre é necessário, alguns tipos de cabelo só vão precisar depois de 3 meses, o que soma 12 semanas, e alguns podem demorar ainda mais sem nenhum dano aos fios. É essencial fazer o que for melhor para a textura do seu cabelo e nunca deixar o agente de relaxamento por tempo demais no cabelo; isso vai danificá-lo seriamente, podendo causar perda dos fios. Siga as instruções do kit se estiver fazendo por conta. Se vai a um cabeleireiro profissional, não hesite em falar se o produto causar queimação ou qualquer desconforto para prevenir a perda.
      • Se seu cabelo já é relaxado, só repita o processo na raiz virgem e nunca sobreponha o agente em fios já relaxados, o que poderia causar excesso de química e quebra. Para prevenir, aplique pelo comprimento um óleo essencial, como o de mamona, azeite extravirgem ou vaselina, como proteção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário