sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Mitos e verdades que você precisa saber sobre o calendário lunar.

Cortar o cabelo na lua cheia, o faz crescer mais forte? Infelizmente, você já pode guardar o seu calendário lunar.

Não há lua cheia, crescente ou nova que faça o cabelo crescer mais rápido. A origem dessa lenda está na agricultura primitiva, que organizava seus ciclos pelas fases lunares. Como a última lua cheia da primavera era chamada de lua da colheita, não demorou muito para acharem que o que era bom para as plantas, era bom também para os cabelos. Mas tudo isso não passa de mito.
Os cabelos e seu crescimento são reflexos, entre outros fatores, da boa alimentação. Por isso, para fortalecer os fios e fazer com que cresçam fortes, invista em uma alimentação rica em ferro e vitamina C; como carnes, legumes e frutas. Além disso, a exposição solar moderada estimula a síntese de vitamina D, também importante para o crescimento dos cabelos
.
Ter pontas duplas é um sinal de que o cabelo está fraco e não hidratado. Geralmente é causada por agentes externos, como poluição, secadores e chapinha. A cutícula do cabelo é responsável por proteger os fios da agressão externa, mas quando ela é fragmentada, o cabelo fica com pontas duplas.
Alisamento, tintura, exposição ao sol e o uso constante de secador, chapinha e babyliss podem provocar essa fragmentação. A alimentação, pode também influenciar o aparecimento de pontas duplas, às vezes triplas e até quádruplas.
Toda mulher está sujeita a ter pontas duplas, mas não é preciso desespero. Para evitar as pontas duplas, basta apostar em uma alimentação balanceada e na ingestão de muito líquido, pelo menos dois litros de água por dia. Isso é fundamental para manter a vitalidade do cabelo, pois a fibra capilar é composta por queratina, lipídios, sais minerais e água.
Os finalizadores ajudam a selar temporariamente a cutícula dos fios e, com isso apenas camuflam as pontas duplas. Para minimizar o problema, são indicados produtos com ativos como silicone, aminoácidos, queratina e óleo de argan.
E para fortalecer o cabelo, hidratações semanais são fundamentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário