terça-feira, 21 de julho de 2015

Você sabe o que é mito ou verdade quando o assunto é hidratação dos cabelos?

Descubra se misturar produtos e finalizar o banho com água fria funciona
Você pode até usar xampu e condicionador potentes e manter uma alimentação rica em frutas e verduras, mas nem sempre isso é suficiente para ter cabelos saudáveis. "Com tantas agressões externas, como sol, poluição e tratamentos químicos, a hidratação dos cabelos passou a ser fundamental na rotina de quem deseja ter fios brilhantes e sedosos", explica o dermatologista Adriano Almeida, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC).
O médico lembra que a hidratação só tem efeito se realizada com os devidos cuidados - que costumam levantar muitas dúvidas. É preciso mudar o creme de tempos em tempos para o cabelo não viciar? Toucas térmicas são necessárias? A máscara pode ser aplicada na raiz dos fios? Para descobrir o que é verdade e o que é mito, conversamos com uma equipe de dermatologistas e elaboramos o teste que você confere a seguir.
Usar sempre a mesma máscara vicia os cabelos
Mito. De acordo com a dermatologista Flávia Bolzani, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), não há qualquer comprovação de que o uso contínuo de uma mesma máscara de hidratação perca o efeito porque os cabelos se acostumaram com o produto. "Se o creme não está cumprindo o seu papel, o mais provável é que as necessidades do cabelo tenham mudado", pontua. Nesse caso, reavalie os fios e invista em uma nova máscara.
Quanto mais tempo a máscara ficar no cabelo, melhor o resultado

Verdadeiro. "Estender o tempo de ação do creme não melhora sua eficácia", explica a dermatologista Rosanna Nocito, do Hospital São Luiz. Segundo ela, cada máscara possui particularidades que precisam ser respeitadas para obter os melhores resultados. Se o produto indica que o tempo de permanência nos fios deve ser de 10 minutos, todos os benefícios por ele propostos ocorrerão nesse tempo. Vale destacar ainda que dormir com os cabelos cheios de creme ou ficar o dia todo com a máscara nos fios favorece o surgimento de dermatites.
Aplicar o creme na raiz dos cabelos prejudica os fios


Verdadeiro. A raiz dos fios já é naturalmente mais oleosa. A máscara de hidratação não deve ser aplicada nesta região, pois pode agravar não só quadros de oleosidade como também de caspa. "Coloque o creme nas mãos e aplique apenas no comprimento dos fios", recomenda a dermatologista Flávia.
Colocar uma toalha ou touca térmica na cabeça potencializa a hidratação


Verdadeiro. De acordo com a dermatologista Rosanna, aquecer os fios colocando uma toalha ou touca térmica em volta dos cabelos potencializa a hidratação porque ajuda a abrir a cutícula dos fios. "A penetração do creme é facilitada, o que certamente irá melhorar os resultados", afirma.
Adicionar ampolas à máscara potencializa a hidratação

Mito. "Não é indicado misturar a máscara de hidratação a ampolas pelo risco de desestabilizar o creme", alerta a dermatologista Flávia. Segundo a especialista, a interação das substâncias que compõem os produtos pode fazer com que o resultado final seja menos eficaz do que se eles fossem aplicados separadamente. Apenas especialistas da área de cosmetologia têm conhecimento para fazer essas uniões de maneira harmoniosa.
Na hora de tirar a máscara dos cabelos, o ideal é usar água fria

Mito. Quando o assunto é temperatura da água do banho, o ideal é não apostar em extremos. "A água quente pode desnaturar as proteínas que formam os fios, deixando o cabelo ressecado", diz o dermatologista Adriano Almeida, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo. A água fria, por sua vez, não consegue eliminar o excesso da máscara de hidratação dos cabelos, o que favorece a oleosidade. Por isso, aposte na água morna (abaixo de 24 ºC), que não danifica os fios.
Máscaras de hidratação caseiras são mais eficazes

Mito. Embora a aplicação de elementos naturais geralmente não danifique os cabelos, eles dificilmente alcançam a eficácia de produtos industrializados. Segundo a dermatologista Flávia, isso acontece porque, antes de serem lançados, os cosméticos são testados diversas vezes por especialistas. Ainda assim, para os que preferem apostar na própria criatividade, recomenda-se evitar elementos derivados do limão, do figo e de outras frutas que podem causar queimaduras.
Na falta da máscara de hidratação, o condicionador cumpre o papel
Mito."A máscara tem um poder de hidratação muito maior do que o condicionador, pois apresenta alta concentração de óleos, silicones e aminoácidos". O oposto também não é recomendado. O uso diário da máscara como condicionador pode deixar os cabelos excessivamente oleosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário