quarta-feira, 22 de julho de 2015

As receitas caseiras preferidas de 2015

Conforme prometido no post “Os 5 produtos preferidos do blog em 2015“, hoje vamos fazer uma listinha das nossas  receitas caseiras preferidas em 2015! Vamos lá?

1- Hidratação com Maisena


Sem dúvida, a receita mais comentada no ano de 2015 e um dos posts mais lidos do N.C, então, não podia  faltar aqui, né?

Ingredientes

– 1 colheres (sopa) cheia de máscara de hidratação
– 1 1/2 xícara de água filtrada.
– 2 colheres (sopa) cheias de maisena.
– 1 colher (sobremesa) de açúcar (Cuidado com o uso desse ingrediente, porque ele afina os fios).
– 1 colher (sobremesa) de glicerina líquida (ou bepantol)
– 1 ampola de vitamina E (opcional)

Modo de Preparo

– Lave bem os cabelos com o shampoo e escorra o excesso de água com auxílio de uma toalha seca. Não seque os fios com o secador. O ideal é que você passe a hidratação nos fios ainda úmidos.
– Misture bem o amido de milho na água fria.
– Coloque essa mistura em uma panela, e leve ao fogão em fogo baixo, mexendo sempre. Não se descuide da misturinha no fogão. Quanto mais baixo o fogo, e quanto mais você mexer, mais lisa é a textura. Quando engrossar e atingir a consistência de um mingau, desligue.

– Espere 5 minutos até que o mingau esfrie um pouco, mas ainda esteja quente. Acrescente o açúcar, a glicerina (ou o bepantol), a vitamina e a máscara de hidratação. Misture novamente.
Tempo do produto no cabelo: 30 minutos a 2 horas.
– Após deixar que a gororoba aja no cabelo, enxague os fios APENAS com água. Confiem em mim, o cabelo não vai ficar sujo. Isso é de extrema importância mocinhas, se vocês usarem shampoo, vocês vão jogar toda a hidratação fora! Então apenas enxaguem com muita água, e condicionem o cabelo normalmente.

2- Reconstrução com Vinagre de Maçã


Uma das receitas mais simples da história desse país, mas que também gera mais dúvidas  em relação a qual vinagre usar e como aplicar.
Você vai precisar de:
  • Shampoo reconstrutor ou anti-resíduos (caso não tiver, use qualquer shampoo de sua preferência)
  • 1/2 xícara de vinagre de maçã
  • 3 xícaras de água filtrada
  • Máscara reconstrutora
  • Condicionador
OBS: Algumas pessoas utilizam a máscara hidratante também durante o procedimento. Mas eu não acho necessário, já que  nosso cabelo tem um limite de absorção de nutrientes. A reconstrução, serve para repor massa capilar, e nesse caso, também para acidificar o cabelo e fechar as cutículas do fio.
– Modo de fazer:
  1. Lave o cabelo com o shampoo. ( Lave duas vezes e certifique-se que ele está bem limpo.)
  2. Passe a sua máscara reconstrutora como de costume e deixe agir por 15 minutos.
  3. Condicione o cabelo.
  4. Retire o excesso de água com a toalha, e em seguida aplique no cabelo a mistura do vinagre de maçã com água massageando bastante. Deixe agir por 5 a 10 minutos e depois enxague com água corrente.
OBS: A mistura de vinagre e água deve ser utilizada após o uso do condicionador, pois é o vinagre que vai agir no seu cabelo acidificando-o, selando as camadas dos fios e protegendo-os contra ações externas.
  • Com qual frequência devo fazer a reconstrução ácida no meu cabelo?
No máximo a cada 15 dias caso o seu cabelo esteja muito danificado e mensalmente se estiver pouco danificado. 

3- Gel caseiro de Linhaça

Quando se fala em receita caseira para finalização dos cachos é inevitável não pensar no Gel de Linhaça, que ajuda a definir os cachos sem ressecá-los!

Ingredientes

  • 1 Colher de Semente de Linhaça
  • 1 Xícara de água
  • Coador
  • Recipiente pra guardar o Gel

Modo de Preparo

Junte a semente com a água numa panela e ferva por cinco minutos. A semente solta uma “babinha” e ela que virará nosso gel. Desligue o fogo, coe a semente e espere esfriar. Conserve em geladeira por, no máximo, uma semana. O gel que fica assim:

Como usar

Eu combino o gel com um creme fininho sempre. Passo primeiro o creme, depois o gel e amasso bem. Muita gente gosta de usá-lo sozinho porque ele é mais hidratante que ativadores de cachos da industria. Fica a seu critério.

4- Shampoo de cafeína

Quem tá louca paera deixar o cabelo crescer levanta a mão! Pois é, o time do Projeto Rapunzel é grande e o shampoo de cafeína ajuda muito nessa questão!

Como utilizar a cafeína nos cabelos?
  • Misture pó de cafeína ou pó de guaraná no seu shampoo e transforme-o em um shampoo para crescer cabelo – acrescente 3 colheres de sopa de pó no frasco de shampoo de 300ml de sua preferência (sempre use shampoos sem sulfato!)
  • Massageie café no couro cabeludo – no banho após lavar o cabelo com shampoo, massageie pó de café (pode ser já feito ou não) no couro cabeludo por pelo menos 5 minutos.
  • Faça um spray leave-in com pó de cafeína ou pó de guaraná – é importante que a cafeína esteja em contato com o couro cabeludo por muito tempo, assim você aumenta seus benefícios, então além de usar a cafeína ao lavar o cabelo, use também no leave-in. O creme ou sérum leave-in pode deixar o couro cabeludo muito oleoso, então um spray é ideal. Misture 3 colheres de sopa de gel de aloe vera, 1 copo de água destilada e 3 colheres de sopa de cafeína ou guaraná em pó em um borrifador e use no couro cabeludo diariamente.
Obs:  Cafeína não é pó de café, pode encontrar facilmente em farmácias ou em lojinhas de produtos naturais e suplementos alimentares. A cafeína também pode ser utilizada para quem faz musculação por ser um suplemento, porém é sempre ideal consultar um médico ou  um nutricionista que vai te dizer se o tratamento é o indicado, pois como já foi falado aqui no blog vitamina em excesso faz mal e pode acarretar uma doença e ter o efeito reverso ao esperado. 

5- Hidratação com Glicerina

A glicerina é outra mega querida no mundo crespo, pois é super hidratante, mas, como você dever saber – ou precisa urgente ficar sabendo – a glicerina pode ter efeito contrário se não usada de maneira correta. 

Principais Cuidados

1. A Glicerina extrai a umidade. Isso significa que:
  • se o tempo está úmido, a glicerina irá puxar a umidade para o seu cabelo (repondo água)
  • se o tempo está seco, a glicerina retira a umidade do cabelo e joga para o meio ambiente. Ou seja, se seu cabelo tiver mais água do que o ar, você irá perder essa água. Efeito contrário!
2.  Quem tem cabelos porosos precisa tomar cuidado redobrado, pois o excesso de água fará os fios perderem a elasticidade e romparem mais ainda.
3. Quem usa coloração também precisa ficar atenta, pois “a glicerina também é capaz de penetrar na cutícula do cabelo e desbotar a pigmentação das tinturas” semi-permanentes. No caso das permanentes, o indicado é usar a glicerina, no minimo, 2 dias depois da tintura. Assim a cor já terá se fixado”, segundo o Clube do Cabelo e Cia.

Principais benefícios

  1. Retém a umidade dos fios (tornando o cabelo mais resistente)
  2. Diminui a velocidade que a água evapora do cabelo
  3. Reduz o frizz
  4. Cachos mais definidos e por mais tempo
Não se esqueça das condições para isso acontecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário