sexta-feira, 19 de junho de 2015

Protetores para a hora de dormir.Cabelo X Travesseiro

 O que fazer com os cabelitchos na hora de dormir. Não adianta usar um produto maravilhoso, ficar horas e horas arrumando os cachinhos se, à noite, nossos fios tenham de enfrentar a temida fronha e o atrito causado pelos movimentos durante o sono.

Tentar dormir completamente parado, estático, sem se mover nem um centímetro na cama, não deve ser lá muito agradável ou relaxante. Por isso, existem formas de proteger os cabelos que permitem dormir tranquila para continuar com as madeixas maravilhosas no dia seguinte. Vamos ver algumas opções de estilos protetores para a hora de dormir


Banding - esta técnica consiste em prender o cabelo em um rabo de cavalo baixo, na altura da nuca, com diversas xuxinhas ao longo do comprimento do rabo, da base até a ponta.

O banding serve, antes de tudo, para esticar o cabelo de maneira natural e segura, sem o uso de calor (secador ou chapinha). Quanto mais xuxinhas a gente usar e em quanto mais seções a gente dividir o cabelo, mais esticado ficarão os fios.




É importante optar por xuxinhas revestidas, de preferência que não tenham partes de metal. Antes de colocá-las, é recomendável embebê-las em algum óleo vegetal, como azeite de oliva extra virgem, óleo de côco ou qualquer outro de sua preferência.
Eu não uso o banding intencionalmente como uma forma de esticar os cachinhos. Acabei optando por ele pois, preso dessa forma, o cabelo fica firme e compacto dentro do rabo de cavalo preso pelos elásticos, de forma que ele não embola nem embaraça. Por isso, procuro usar aquelas xuxinhas que já venham em um tamanho suficientemente largo para não marcar meus fios, ao mesmo tempo em que sejam apertadas o bastante para que não necessitem de voltas para ficarem presas.


Pra quem tem cabelos curtos, que não permitam prender em um rabo de cavalo, o banding pode ser feito em marias chiquinhas ou em quantas partes forem necessárias dividir o cabelo para que ele seja preso em "rabinhos". Duas, quatro ou seis seções de cabelo: não faz a diferença a quantidade de rabichos, e sim que todo o cabelo esteja preso dentro deles.


Cabelo com twists
 Tranças e twists - assim como o banding, são formas de compactar e "guardar" o cabelitcho de maneira bem segura. As tranças podem ser únicas, caso você tenha comprimento suficiente, duas, quatro, seis... Assim como os rabichos do banding, vai depender do tamanho e do volume do seu cabelo. O mesmo vale para os twists, que também são conhecidos como trança de dois. Tanto as tranças como os twists, quando feitas com os fios levemente úmidos e deixadas da noite pro dia, até que sequem, remodelam o formato dos fios, dando um aspecto de ondas ao cabelo.



Aliás, muitas meninas se utilizam destas técnicas propositalmente quando querem um look de cachos abertos ou ondas. Quanto mais apertadas as tranças ou os twists, mais marcadas serão as ondas no dia seguinte. Se feitos de maneira mais frouxa, o padrão de cachos natural se preserva.

"Abacaxi" - apesar do nome, essa técnica não envolve alimentos no processo! É o método que considero mais simples: consiste apenas em prender o cabelo em um rabo de cavalo bem alto, no topo da cabeça. Por isso o nome abacaxi: as folhas do abacaxi serão seus cachos e a fruta será a sua cabeça. Captou? No dia seguinte, o comprimento e pontas cacheadas estarão quase intactos, já que o que entrou em contato com o travesseiro foi a parte de baixo do cabelo, que ficará escondida quando você soltá-lo.
Touca de cetim - para quem tem o cabelo muito curto ou não gosta de prender os fios, a touca de cetim pode ser uma opção. Ela envolve todo o cabelo e o mantém guardadinho lá dentro, impedindo que entre em contato com a fronha de algodão do travesseiro. Ao usar, certifique-se de todo o cabelo esteja protegido, inclusive os cabelinhos da linha da testa, que costumam ser mais frágeis e delicados. Para que a touca não saia durante a noite conforme você se movimenta, prenda-a com grampos de cabelo nas laterais


Lenço de cetim - um recurso muito parecido com a touca, mas que permite uma variação maior no visual. Muitas naturais fogem da touca de cetim porque ficam com aquele visual de vovó da Chapeuzinho Vermelho. O lenço já permite que se escolha uma estampa bonita e se faça uma amarração mais descolada, o que dá um look turbante bem interessante.



 Fronha de cetimuma boa pra quem não tolera nada preso na cabeça na hora de dormir. Pode não ser tão eficiente quanto a touca, já que com a fronha os cabelos continuarão soltos, mas o cetim "sequestra" menos umidade dos fios que o algodão das fronhas tradicionais, o que ajuda a conservar a hidratação do cabelo. Além disso, como é um tecido bem lisinho, gera menos atrito com os fios de cabelo.


É claro que essas técnicas podem ser combinadas de diferentes formas
 Dadas as dicas, fica a seu critério escolher qual o método mais adequado às suas necessidades.
Proteja seus cabelos e tenha bons sonhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário