segunda-feira, 20 de julho de 2015

A caspa é uma condição caracterizada por descamação pruriginosa no couro cabeludo, é uma das condições dermatológicas mais comuns. Mas não se preocupe, pois há algumas coisas que você pode fazer para reduzir o risco de contrair e tratar a caspa. Veja as dicas a seguir.


Dica 1: Use um shampoo específico para tratar a caspa. Existem vários produtos com essa função no mercado, basta escolher um que seja de uma marca da sua confiança. Esses shampoos usam ingredientes ativos específicos, como o piritionato de zinco ou o sulfeto de selênio, para ajudar a tratar a caspa.
Dica 2: Esteja ciente de que existem shampoos anticaspa com diferentes ingredientes ativos. Se um não funcionar, tente outro. Há produtos específicos para cada tipo de caspa, como as causadas por um fungo, a caspa seca, oleosa, etc.
Dica 3: Lave os cabelos regularmente. O couro cabeludo contém glândulas sebáceas que produzem um óleo chamado sebo. O sebo é usado pelo corpo para reter a umidade e também proteger a pele contra as infecções bacterianas e fúngicas. Uma possível causa para a caspa é o acúmulo de sebo sobre os fios de cabelo e do couro cabeludo, o que atrai sujeira e células mortas da pele. A lavagem evita que o sebo se acumule e ajuda a remover as células mortas da pele e gordura de fios de cabelo.
Dica 4: Mude seus produtos capilares. Uma possível causa da caspa é a dermatite de contato. A dermatite de contato causa o ressecamento do couro cabeludo, coceira e vermelhidão, e pode ser comumente causada por ingredientes presentes em seus produtos capilares. Experimentar outros produtos com ingredientes diferentes pode ajudar a aliviar a irritação e reduzir a caspa.
Dica 5: Reduza o uso de produtos sem enxágue. Quantidades excessivas de produtos de desse tipo podem acumular-se no couro cabeludo e nos fios, causando a caspa.
Dica 6: Mude a sua dieta. Segundo especialistas, dietas ricas em vitaminas do complexo B (encontrado em alimentos como peru, atum e banana) e zinco (encontrado em ostras, farelo de trigo e nozes) podem fornecer os nutrientes necessários para ajudar a prevenir a formação da caspa.
Dica 7: Relaxe e tente não se preocupar tanto com os problemas. O estresse desafia as defesas do organismo e estimula todos os tipos de doenças, incluindo a caspa.
Dica 8: Use em seu cabelo óleos ou géis à base de plantas. Géis da Índia estão se tornando conhecidos por ajudarem a tratar a caspa. Faça isso regularmente, pelo menos duas vezes por semana para ter melhorias.
Dica 9: Consulte um médico se o problema persistir por mais de duas semanas de tratamento. Há shampoos que só podem ser usados com prescrição médica, e se os produtos disponíveis para a compra sem prescrição não funcionarem eles podem ser a solução.


Nenhum comentário:

Postar um comentário