terça-feira, 23 de junho de 2015

A cada dia surgem novos tratamentos capilares nos salões de beleza. É tratamento para hidratar, alisar, desamarelar, recuperar… E aí entra a dúvida: Qual é o ideal para o meu cabelo?


Tipos de Tratamento de Cabelo e Indicações
Para te ajudar a desvendar os segredos por trás de cada um dos tratamentos para cabelos do momento, veja o guia completo que descreve cada um. Confira!

O tratamento capilar que usa colágeno é preventivo, ele atua protegendo os fios das agressões a que eles estão expostos diariamente, como sol, cloro, água do mar, etc. Além disso, atua tratando problemas comuns, como: frizz, porosidade e ressecamento.
Apesar de o nome sugerir que o tratamento é feito apenas com colágeno, ele conta também com outras substâncias em sua formulação, como: aminoácidos, proteína e queratina.

É indicado para todos os tipos de cabelo, principalmente para as loiras, já que, durante o processo de descoloração, os fios se tornam mais frágeis e precisam de proteção extra. Sem contar no problema que elas enfrentam ao molharem os fios na piscina: o temido esverdeamento.

A cauterização já é uma velha conhecida nos salões de beleza. Ele atua repondo a queratina que é perdida no dia-a-dia, principalmente após procedimentos que envolvem química. Após a cauterização, os fios ficam mais brilhantes e fortes.
O tratamento é realizado da seguinte forma: Aplica-se um shampoo anti-resíduos para deixar os fios extremamente limpos e sem restos de outros produtos que possam atrapalhar a absorção da queratina, que é aplicada em seguida. Depois do tempo de ação, os cabelos são enxaguados e hidratados.

É indicado para mulheres que estejam com os fios fracos e quebradiços. Cabelos saudáveis não devem passar pelo procedimento, pois não estão precisando de mais queratina e o excesso pode ser prejudicial.

Não podíamos nos esquecer da boa e velha hidratação, que já faz parte da rotina de cuidados capilares das mulheres há muitos anos. Mesmo com tantos tratamentos modernos, não podemos abandonar a hidratação, que atua repondo a água que os fios perdem no dia-a-dia por causa do uso de secador, chapinha, coloração, etc.
Em casos de cabelos extremamente danificados, é importante aliar a hidratação a outros tratamentos mais potentes. É importante que você converse com o seu cabeleireiro para que ele indique se apenas a hidratação é o suficiente para o seu caso.
DICA: Para turbinar a sua hidratação, use algumas gotas de óleo de argan misturadas no seu creme preferido e que seja indicado para o seu tipo de cabelo.


A hidratação é indicada para todas as mulheres, o que irá mudar é a periodicidade com que será necessária realizá-la. Por exemplo: Quem está com os cabelos saudáveis pode hidratar a cada 20 ou 30 dias. Enquanto quem está com os fios mais ressecados irá precisar hidratar toda semana.

A nutrição é um tratamento bastante semelhante à hidratação. Atua repondo os minerais e nutrientes perdidos no dia-a-dia e também a água que os fios precisam para ficarem fortes e saudáveis.
Este tratamento pode ser facilmente feito em casa. Uma dica interessante é usar ampolas líquidas de nutrição, pois elas nutrem sem deixar o cabelo com aquele aspecto pesado e oleoso.

A nutrição é indicada, principalmente, para quem fez cauterização, pois atua reforçando os efeitos, como uma espécie de manutenção. Quem tem a raiz muito oleosa não deve fazer este tratamento para não agravar o problema.


O bordado capilar é uma novidade no tratamento de pontas duplas e ressecadas, isso porque, ao invés de cortar as pontas e diminuir o comprimento, ele é feito cortando os fios um a um. É um trabalho extremamente minucioso e que leva tempo para ser feito.
É necessário que o profissional tenha bastante atenção para que o resultado fique perfeito. Após a retirada das pontas danificadas, é aplicada uma máscara hidratante com vitaminas e nutrientes que deixam os fios extremamente macios.

Para mulheres que estejam com as pontas dos fios ressecadas, mas que não queiram alterar nem o corte e nem o volume dos cabelos.

A selagem é como uma progressiva, só que mais leve. Atua diminuindo o frizz e fechando as cutículas dos cabelos, entretanto, não alisa os fios. Há uma confusão, pois o tratamento é finalizado com chapinha, mas é importante ressaltar que a aparência lisa irá sair na primeira lavagem. O que irá permanecer após a selagem são fios mais fortes e sem frizz.
Pessoas que já tenham realizado outros procedimentos químicos ou tenham cabelos descoloridos devem tomar cuidado. É importante conversar com o profissional antes para ver se há algum risco.


A selagem é indicada para quem esteja com os fios fracos, mas que não tenham histórico de outros tipos de química.

A blindagem atua devolvendo a água e a oleosidade natural dos fios. O resultado são cabelos sedosos e macios, além de proporcionar a eles força e saúde.


O tratamento de blindagem capilar é indicado para pessoas que estejam ressecados e fracos. Pode ser feita em cabelos de todos os tipos, lisos, crespos, encaracolados, afro.

A velaterapia é um tratamento polêmico, pois é feita passando uma vela acesa nos fios. É realizado da seguinte forma: Os cabelos são separados em mechas finas, que são torcidas. Então, a chama da vela é passada por toda a mecha e auxilia desobstruindo os fios, para que os produtos hidratantes penetrem com mais facilidade.
Além disso, com a velaterapia é possível eliminar as pontas duplas, e melhorar a textura dos fios, tornando-os mais brilhantes e sedosos.


A velaterapia é indicada para mulheres que estejam com os fios danificados por causa do uso excessivo de tinturas, descoloração e produtos para finalizar o penteado, como sprays e mousses. É um tratamento bastante indicado para as loiras, pessoas com cabelos muito finos ou que tenham problema com crescimento.
As contraindicações são para casos em que os fios estão elásticos ou porosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário