sexta-feira, 8 de maio de 2015

DETOX CAPILAR CASEIRO

O bicarbonato de sódio é um agente altamente alcalino, com pH entre 9 e 10, abre as cutículas e remove todo o acúmulo de substâncias na superfície dos fios, é um ótimo esfoliante, o que gera uma desintoxicação intensa, higienizar o couro cabeludo sem depositar sobre os fios parabenos, dietanolamina, sulfatos, corantes ou perfumes. Só deve ser usado uma vez por mês, porque os fios ficam ressecados e cheios de frizz. É preciso fazer um teste antes, aplicando uma pequena quantidade da mistura no couro cabeludo e deixando agir por 5 minutos pra ver como a sua pele reage. (Algumas pessoas têm alergia a essa substância), se for o seu caso, pode fazer com uma mistura de argila verde com água mineral ou soro fisiológico

O bicarbonato de sódio deve ser bom usado nas quantidades recomendadas e da forma recomendada, mas pode ser um veneno.

Formas de usar o bicarbonato de sódio :

Misturar 1 colher (das de sopa) de bicarbonato de sódio em 150 ml de água e aplicar primeiro no couro cabeludo, pra realizar uma limpeza profunda, e depois derramar sobre os fios para limpar também o comprimento do cabelo. Pode ser utilizada com um borrifador, você borrifa em todo o couro cabeludo fazendo massagens circulares e depois no comprimento dos fios, mas pode também ser “derramada” no couro cabeludo caso não tenha um borrifador. umedeça os fios antes.
Outra forma de usar é misturando 1 colher pequena (das de chá) de bicarbonato de sódio em 2 colheres (de sopa) de água pra fazer uma pasta e misturar com um pouco de shampoo orgânico ou, caso não tenha, um shampoo neutro, como os infantis, por exemplo. Aí é só aplicar no cabelo umedecido, massagear e enxaguar em seguida. Enxágue, nas duas formas de uso.
Use uma máscara de tratamento nos fios, mas sugiro uma máscara de hidratação ou de nutrição
Neutralizando

A parte essencial, porque o pH dos fios não pode ficar alcalino, ele precisa ser neutralizado e quem faz isso é o vinagre de maçã, que é ácido e normaliza o pH dos fios, fechando suas escamas.
Após enxaguar os fios, aplique a mistura de 5 ml de vinagre de maçã com 20 ml de água nos fios (se o cabelo for grande e/ou cheio, dobre as quantidades), deixando agir por 2 minutos e enxaguando em seguida.
Evitar que os fios fiquem ressecados e cheios de frizz, o que é normal após uma limpeza profunda.
Jamais pule essa etapa, até porque o vinagre é ótimo pra dar brilho aos fios. remova o vinagre, aplique o condicionador, como numa lavagem normal, e enxágue.
Finalize o cabelo aplicando o leave in

Pode ser feito há cada 45 dias. Se você usa química nos cabelos, faça há cada 3 meses 


Nenhum comentário:

Postar um comentário