sábado, 25 de abril de 2015

QUAL A DIFERENÇA ENTRE MONOVIN A, ADEFORTE E AROVIT ?

Hoje quero falar de um tema, que tenho percebido que quase não se comenta na internet, qual a diferença entre Monovin A, Adefort e Arovit ?
Muitas meninas estão na onda de fazer o tal shampoo bomba (inclusive eu! rsrs) para crescimento do cabelo, umas dizem que monovin faz mal, e preferem o adeforte, mas será que ele também não faz mal ? qual a diferença ente os 3? na verdade a vitamina A presente nos 3 produtos é a mesma!
Vamos lá:
O que é Vitamina A?
A Vitamina A é um termo nutricional que descreve uma família de compostos lipossolúveis que são estruturalmente relacionados ao retinol e compartilham de sua atividade biológica. Geralmente é encontrada em 2 formas: como vit A pré-formada (retinol) e como próvitamina A ou β-caroteno De ≈ 600 carotenóides de ocorrência natural, cerca de 50 tem ação biológica de vitA, sendo o β-caroteno o mais ativo. Os carotenóides mais importantes para humanos são: β-caroteno,a-caroteno, licopeno, luteina e β-criptoxantina.
Função: é essencial para a visão, diferenciação celular, resposta imune, reprodução, crescimento ósseo, ação antioxidante,...
Deficiência de vitamina A :
Menor resistência a infecções devido a queratinização do revestimento da célula da mucosa respiratória, gastrointestinal e genitarinária. A ausência de muco e excesso de queratina produz uma superfície enrijecida queratinizada ao invés do epitélio normal úmido e flexível. Ocorrem fissura nas membranas facilitando a penetração do microrganismo.
Anemia - estudos revelaram que a deficiência da vi tA leva a anemia devido a mobilização alterada do Fe do fígado.
Causas de deficiência:
cirurgia bariátrica, laxantes e medicamentos para reduzir o colesterol, infecções, infestações parasíticas, pobreza, falta de saneamento, alcoolismo, fumo, poluição, estresse, conversão ineficiente (indivíduos com DM e hipotireoidismo), doença hepática degenerativa, cirrose, FC, def de Zn afeta a síntese da RBP
Sintomas iniciais da VAD (Deficiencia de Vitamina A)
Alterações na adaptação ao escuro, alterações na pele.
Conseqüências da VAD:
Retardo no crescimento e desenvolvimento, menor eficiência do SI, cegueira maiores índices de mortalidade infantil.
O beta-caroteno é considerada uma forma segura de vitamina A, dado que é convertida pelo corpo apenas à medida que é necessária. O beta-caroteno é pouco absorvido no trato gastro-intestinal e a sua conversão em retinol torna-se progressivamente menos eficiente à medida que o estado da vitamina A melhora. Ingestões elevadas (superiores a 30mg/dia) de beta-caroteno, podem no entanto resultar numa coloração amarelo-alaranjada da pele (hipercarotenemia), a qual é reversível após a cessação da ingestão do beta-caroteno.
Consumo excessivo de Vit A pode levar a sintomas tóxicos incluindo queda de cabelo, náusea, dores nos ossos, fadiga,visão borrada, e aumento do fígado.
A toxicidade crônica pode causar: a) Aumento da atividade dos osteoclastos causando redução na densidade óssea, b)Alterações hepáticas c) Defeitos de nascimento – quando ingeridos na gestação.
Ou seja , a vitamina A é muito importante para nosso metabolismo, mas na quantidade certa , ela é lípossoluvel, ou seja tem afinidade com nossos tecidos adiposos ( gordura), lá ela não é facilmente excretada e acaba se acumulando no figado, o que pode causar N problemas de saúde.
Monovin A, Arovit e Adefort são todos concentrados de vitamina A, com exceção do adefort que além de vitamina A, possui vitamina D e E. Muitas meninas , acreditam que deixando de usar monovin e usando adefort ou outros , estarão seguras, mas a verdade não é bem essa, tanto que existem meninas que também tem prejuízos á saúde usando o shampoo bomba feito com o mesmo.
A diferença entre Monovin A e as outras vitaminas está apenas na concentração que é bem alta, já que a mesma é formulada para uso em animais tanto de grande quanto de pequeno porte, mas que tem um metabolismo um pouco diferente do nosso.
Portanto meninas, não adianta fugir, a administração de vitaminas sem observação médica pode ser perigosa.
Tudo é uma questão de resposta do organismo, existem pessoas que se dão muito bem usando Monovin A, outras preferem o Adeforte, mas também existem vários casos de queda de cabelo, dores de cabeça e outros sintomas relacionado ao uso dos dois. Quem usa , assume o risco.
Eu uso Monovin A, já é a segunda vez que uso ( usei a primeira vez em 2012) , mas não tive nenhum problema, pode ser que em uma próxima vez que eu use, tenha queda de cabelo... não tem como saber!
O shampoo bmmba não tem comprovação científica, até porque a Vitamina A ( na forma que vem nestes produtos!) deve ser ingerida, mas de qualquer forma eu uso, já obtive resultados positivos na primeira vez, vamos observar agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário